Imprimir

Adição - Aprende a somar no 3.º ano e 4.º ano

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em EnsinoBlogue

Olá neste vídeo vais aprender a adicionar números com transporte ou reserva.

Vamos começar com exemplos muito simples e aumentar devagarinho a dificuldade.

Acompanha-me neste vídeo! Aproveita e relembra como se resolvem adições.

Subscreve ao canal TV ENSINO : http://bit.ly/tvensino

adicao34eb

Imprimir

Vídeos sobre Perímetros para o 1.º Ciclo

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em EnsinoBlogue

Estamos em época de férias escolares, no entanto é sempre bom estudar em qualquer altura do ano para relembrar alguns conceitos e cálculos.

Partilho esta playlist do canal TV Ensino com o Professor Delfim que contém 9 vídeos sobre perímetros. (clica na imagem)

  • Perímetros de Figuras Exercício do 1.º ano e 2.º ano
  • Perímetros de retângulos 3.º ano e 4.º ano
  • Perímetro do Quadrado Exercício do 3.º ano e 4.º ano
  • Perímetro explicado pelo Joel que vive numa folha de papel. Parte 1
  • Perímetro e Áreas ensinadas pelo Joel que vive numa folha de papel. Parte 1 e 2
  • Perímetro do Triângulo Exercício do 3.º ano e 4.º ano
  • Perímetro Adicionar números inteiros 3
  • O perímetro do rectângulo e do quadrado
  • Área e Perímetro de um Círculo

perimetro playlist

Imprimir

Perímetro e Área explicada pelo Joel que vive numa folha de papel.

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em EnsinoBlogue

Olá, vamos aprender o que é o Perímetro e a Área e vamos contar com a ajuda do Joel que vive numa folha de papel.

Assista ao vídeo para conhecer o Joel e aprender e exercitar a matemática.

PAjoel


Nessa folha desenharam um rectângulo e o Joel ficou curioso e quis descobrir qual era o perímetro deste rectângulo, decidiu percorrer o primeiro lado, mediu-o e verificou que o comprimento do lado era de 15 centímetros. Continuou a correr ao longo do segundo lado e quando chegou ao fim mediu-o e verificou que o comprimento do segundo lado era de 8,5 cm. Percorreu então o terceiro lado e sem surpresa reparou que o seu comprimento era igual ao primeiro lado no início da sua corrida, media portanto 15 cm. Finalmente percorrer o 4 e último lado e também o mediu verificando que este tinha de comprimento a mesma distância do lado oposto, 8,5 centímetros. O Joel relembrou as medidas de todos os lados que tinha percorrido, 15 cm, 8,5 cm, 15 cm e 8,5 cm. Somou estas 4 medidas 15+8.5+15+8.5 obtendo 47 cm.
Satisfeito com a sua descoberta o Joel decidiu descobrir a Área deste rectângulo fazendo mais um pouco de exercício físico. Começou por dividir o rectângulo com uma linha a cada centímetro, desta forma criou um percurso novo para exercitar a matemática. Sempre o o Joel sobe ou desce uma etapa do novo percurso ele avança na horizontal 1 cm e percorre também mais 8,5 cm na vertical.

Imprimir

Opiniões sobre os cursos da área de Informática da Master D

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em EnsinoBlogue

     A tecnologia está presente nos diversos âmbitos da nossa rotina. Nas escolas, todo o processo didático tem-se atrelado às novas ferramentas como os tablets, smartphones, notebooks…Sem falar das aplicações que facilitam o processo de aprendizagem das crianças e dos jovens. Esta é a razão pela qual há tamanha procura por profissionais na área da tecnologia e também porque surgem cada vez mais cursos de informática.

masterd

     Um dos centros de formação que recebe ótimas opiniões por parte dos seus formandos e colaboradores é a Master D. Este centro surgiu em Espanha há 25 anos, mas há 17 que atua também em Portugal, oferecendo cursos profissionais, técnicos e de preparação para concursos. Atualmente a sua oferta formativa é de cerca de 30 cursos direcionados para 14 áreas de atuação.

     As opiniões sobre a Master D e sobre os seus cursos relacionados com a área da informática são excelentes, pelo que agora vamos falar um pouco mais sobre estas duas formações ideais para os amantes das tecnologias que querem iniciar ou renovar a sua vida profissional da melhor maneira.

Curso de Manutenção e Reparação de Desktops e Portáteis com certificação Microsoft

     Os formandos são da opinião de que este curso da Master D é ideal para quem quer entrar no mercado da manutenção e reparação de computadores de forma diferenciada. Isto porque possibilita que obtenham a Certificação Microsoft Windows Server Administration Fundamentals, oferecida pela Microsoft Technology Associate (MTA). No final do curso, os formandos podem realizar o exame para obter a certificação da MTA e, então, começarem a sua carreira profissional já um passo à frente dos seus concorrentes.

     Os principais objetivos deste curso são: conhecer as configurações importantes dos dispositivos móveis, aprender a instalar, configurar e manter os componentes de um computador (desktops ou portáteis) na sua plena otimização, compreender como deve ser realizada a correta reparação dos equipamentos, aprender a otimizar e a alargar a sua vida útil, conhecer os princípios básicos de interligação de equipamentos e, o mais importante de todos, obter a certificação da MTA.

     As saídas profissionais são variadas e é por isto que os formandos da Master D são da opinião de que este é um curso excelente. Pode-se trabalhar como técnico de: manutenção e reparação de computadores, hardware, assistência informática, software, serviço pós-venda, manutenção de equipamentos informáticos. Também poderá atuar como instalador/gestor de servidores, analista de desempenho de servidores, técnico de helpdesk, entre outras funções.

Curso de Helpdesk / Suporte Técnico

     Esta é uma formação ideal para as pessoas que querem reciclar os seus conhecimentos ou mesmo para os que não têm experiência na área da assistência técnica informática. E essa é, portanto, a razão pela qual os formandos da Master D emitem ótimas opiniões sobre este curso. Tal como o de Manutenção e Reparação de Desktops e Portáteis, este também é preparatório para a realização do exame para obtenção da certificação Microsoft Windows Server Administration Fundamentals (MTA).

     A opinião geral é de que a Master D expande os horizontes profissionais de quem quer trabalhar com suporte técnico e helpdesk (modelo ITIL), já que, após concluído o curso, poderão atuar em empresas de assistência informática, de manutenção de equipamentos informáticos e comerciais de informática. Dentro destes espaços, podem desenvolver funções como: atendimento ao público e/ou Helpdesk; serviços pós-venda de sistemas informáticos; instalação, gestão e manutenção de servidores; realização e instalação de upgrades a sistemas operativos; otimização de computadores, melhorando o seu rendimento; entre outras atividades.

Imprimir

2 vídeos sobre dislexia

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em EnsinoBlogue

No primeiro vídeo sobre a Dislexia começo por esclarecer o que é a Dislexia e quais são os seus sintomas e consequências. No segundo vídeo falo sobre a intervenção na Dislexia na Escola e em casa. Como podemos intervir na Dislexia na Sala de Aula e em Casa? Assista ao vídeos para descobrir!

Subscreva ao canal TV Ensino com Professor Delfim.

dislexia video thumb

Imprimir

Aniversário do Canal TV ENSINO

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em EnsinoBlogue

A TV Ensino é um canal do youtube criado por mim em 31 de janeiro de 2010, portanto fará amanhã 9 anos de existência. Estão convidados a assistir aos vídeos do canal, subscrever e deixar um comentário. 

Com aproximadamente 3 milhões de visualizações e 6 milhões e 350 mil minutos assistidos, o sucesso do canal é substancial e encoraja-me a continuar a realizar conteúdo educacional com qualidade em vídeo.

icon-hires

Partilho com os leitores os últimos vídeos do meu canal, a playlist sobre Educação Inclusiva e a playlist sobre Coaching Educacional.

Imprimir

Guia prático sobre em educação inclusiva em vídeo

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em EnsinoBlogue

A Professora Helena Alves criou um curso que é um guia prático da Educação Inclusiva, a partir do DL 54/2018 de 6 de julho.

download

Pode aceder à playlist do curso aqui, ou ao curso aqui.

Fiquem com dois exemplos do material do curso:

 

Imprimir

Happy Code - formações de programação dos 7 aos 17 anos

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em EnsinoBlogue

Divulgamos a Happy Code que disponibiliza formações de programação dos 7 aos 17 anos.

Logo happy-code

Venha conhecer a metodologia de ensino de programação da Happy Code, através da participação numa AULA EXPERIMENTAL TOTALMENTE GRATUITA.

Vamos aprender a programar de uma forma muito divertida!

As aulas experimentais têm duração de 1 hora, e permitem mostrar aos alunos o potencial da programação. A Happy Code destina-se a alunos dos 7 aos 17 anos. No final teremos uma oferta Happy Code para os participantes. E enquanto os mais pequenos se divertem nas aulas os pais também são convidados a assistir a uma sessão de esclarecimento!

Reserva de lugar em:

https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-workshop-de-programacao-happy-code-maia-gratuito-49860230291

Quantos convites para as aulas experimentais?

Cada pessoa poderá trazer os filhos, ou amigos interessados, até um máximo de 4 convites.

Inscrições em curso 2018/2019

As aulas terão início na semana de 17 a 21 Setembro.

Os cursos são compostos por 4 módulos, com duração de 90 min por semana, 

Para vagas em turma poderá optar pelo horário semanal às 18h00 ou em alternativa aos Sábados de manhã ou de tarde.

Garanta já a sua vaga! Inscrições em: https://www.happycode.pt/inscricao-online/

Poderá consultar aqui o detalhe dos cursos APPS e Desenvolvimento de Jogos:

Temos também o curso de Robótica e Youtuber PRO.

Mais informações: 91 320 86 10 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Obrigado!

Enviar Atividades e Recursos

Olá amigos do ensinobasico.com, para enviar fichas e atividades, ou promover ideias e projetos poderá enviar-me um documento através do UP! ou através do email: [email protected] Aguardo a vossa contribuição! Até mais.

Clique para enviar o documento