Imprimir

Poluição: Água Suja e Água Limpa

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em Cuidar da Terra

22 de Abril Dia da Terra: poluição da água

Comemore o Dia da Terra, incentivando os seus filhos a estudar os efeitos da poluição da água no ambiente. É a nossa água poluída? Reúna algumas amostras, armem-se com filtros de café, e descubra! Esta atividade é uma boa maneira de incentivar as crianças a serem mais conscientes em relação ao seu ambiente e fazer conexões com o mundo real e as questões ambientais.
O que você precisa:
* 4
frascos grandes  limpos
* 4-5  jarros
grandes de boca larga
* Fita crepe
* filtros de café de papel em forma de cone
* Lupa

O que fazer:

1. Usando os quatro potes grandes, colecte amostras de água de quatro fontes diferentes. Boas fontes para uso podem ser a água da torneira, água engarrafada, a água da chuva ou água de riachos, lagoas, rios, ou mesmo do oceano.
2. Use uma tira de fita adesiva e um marcador para rotular cada frasco de modo que você saiba a origem da água.
3. Coloque os filtros de café dentro da boca dos grandes jarros de boca larga. Pegue numa das amostras de água e lentamente derrame a água através do filtro na jarra. Repita este passo para cada amostra de água. Não se esqueça de rotular os filtros e potes de novo, para que eles não se misturem.
4. Abra cada filtro e examine-o através da lupa. Discuta o aspecto dos filtros com seu filho. Qual é o filtro mais limpo? Qual é o filtro com mais partículas? Será que nenhuma das amostras deixa um resíduo de cor no filtro?
5. Discuta com o seu filho sobre a poluição das águas nos rios, riachos e lagoas. De onde esses poluentes vêm? (Uma das principais causas da poluição da água é devida aos produtos químicos e tintas que são libertadas pelas fábricas nos rios.
Você pode mostrar ao seu filho que a água pode estar contaminada, mesmo que essa poluição não seja dramaticamente visível.

O que você precisa:

* Recipientes grandes e transparentes
* Copo
* Corante vermelho
* Água


O que fazer:

1. Despeje um copo cheio de água no recipiente grande.
2. "Poluir" esta água, adicionando um pouco de corante alimentício vermelho.
3. Adicione água limpa, um copo de cada vez, até que a água pareça clara.
4. Discuta com o seu filho quais são os resultados desta experiência. Ajude-o a fazer as ligações entre esta experiência e o mundo real. Algumas perguntas para pensar podem ser: Se alguém beber essa água, vão também beber a tinta? O que aconteceria se a tinta fosse venenosa ou perigosa?

Imprimir

Como funcionam as Plantas

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em Cuidar da Terra

Como é que as plantas obtêm água a partir do chão em seus caules, folhas e pétalas?

Use corante alimentício para desmistificar essa façanha que desafia a gravidade, e veja como muda a cor da flor branca diante de seus olhos!

Seu filho vai aprender sobre as forças que podem mover líquidos e aprender sobre como as plantas são capazes de nutrir-se com mecânica inteligente.

O que você precisa:


* Água
* Um ou dois recipientes transparentes ou potes de plástico
* Cravos brancos
* Corante alimentar

O que fazer:

1. Encha uma jarra clara cerca de metade com água.
2. Pergunte ao seu filho qual a cor que ele quer escolher. Acrescentar bastante corante alimentício na jarra de água. O seu filho pode ajudar com isso se ele quiser, mas esteja atento às suas roupas!
3. Corte alguns centímetros da parte inferior do tronco de um cravo branco e pergunte ao seu filho para o colocar no frasco.
4. Observe-o todos os dias para ver se o corante já pode ser visto nas pétalas.
5. Se você quiser começar a fantasia, use dois jarros e duas cores, e divida os cravos entre os dois jarros de água colorida. O que acontece com as pétalas?

Sugestões de discussão:

* Como é que a cor entra no caule / folhas / flores? Será que ele tem que ir para cima ou para baixo para chegar às pétalas?
* A água normalmente move-se para cima ou para baixo?
* Explique ao seu filho: "A coisa mais importante sobre a capilaridade é que ela pode fazer a água subir. Esta é a direção oposta à gravidade. Os pedacinhos de água entram em tubos minúsculos na flor que são pequenos o suficiente para a conduzirem para cima, sendo atraídos para os lados dos tubos capilares ou do tronco. A atração é mais forte do que a força da gravidade.

Tente fazer mais flores de cores diferentes! É uma oportunidade linda para mostrar o seu novo conhecimento científico.

Enviar Atividades e Recursos

Olá amigos do ensinobasico.com, para enviar fichas e atividades, ou promover ideias e projetos poderá enviar-me um documento através do UP! ou através do email: [email protected] Aguardo a vossa contribuição! Até mais.

Clique para enviar o documento