Imprimir

10 dicas sobre o Pré-escolar

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em Pré-escolar

10 dicas sobre o Pré-escolar que precisa de saber

1. Antes de Começar

* Cerca de um mês antes do início da escola, ajuste a sua rotina diária para se adequar à programação do dia-a-dia da escola. Habitue o seu filho a levantar-se cedo, almoçar mais tarde e a passar algum tempo a fazer projectos de diversão ou atividades em conjunto que ajudará a colocá-lo em modo de aprendizagem, prontos para a escola.
* Leia alguns livros sobre a infância com seu filho. Pergunte ao seu bibliotecário por sugestões. Use estes livros como um trampolim para a discussão sobre os medos do seu filho e emoção sobre a escola.

2. Preocupações

* As crianças entram no jardim de infância com uma grande variedade (e vários níveis) de habilidades e conhecimentos. Não se preocupe muito sobre onde seu filho está. Seja confiante que ele vai ganhar as habilidades que ele precisa para o próximo ano.
* Se você quiser ajudar o seu filho com algumas das habilidades básicas que ele vai precisar, passe algum tempo ajudando-o a escrever o seu nome e fazendo atividades divertidas para ajudá-lo a aprender as letras, números, cores e formas.

3. Técnicas de transição

* Se você se sente ansiosa ou triste pelo seu filho ir à escola, tente não mostrar isso à frente dele. Ele vai estar muito mais confortável se ele sente que você está confortável quando você deixá-lo na escola.
* Não demoramos no primeiro dia de aula. Venha e veja a sala de aula, ajude o seu filho  a encontrar algo para fazer, dê-lhe um abraço e um beijo e diga-lhe para ter um grande dia. Mesmo que seu filho esteja chorando, ele vai adaptar-se melhor depois que você sair, e os educadores estão acostumados a lidar com lágrimas do primeiro dia no início do ano letivo.

4. Comunicação com o Educador

* Se você tiver uma pergunta ou preocupação, não a desvende ao professor durante a parte da manhã. Envie uma nota ou deixe um recado que citam o seu motivo para entrar em contato com ele e deixe-o saber que você gostaria de se encontrar com ele para discutir o assunto.
* Leia todas as notas e boletins de notícias que chegam a casa do professor do seu filho ou da escola. Mantenha uma pasta com as informações importantes sobre os próximos eventos, datas e avisos para que a informação esteja facilmente acessível. Dessa forma, se você tiver uma pergunta, você pode começar por aí.

5. Esclarecendo dúvidas

* Quer falar com seu filho sobre o que ele vem fazendo na escola? Peça ao professor por uma cópia do horário diário e semanal, e tenho os sumários do professor sobre o que está sendo ensinado. Dessa forma, você pode fazer perguntas que são específicas e diretas. Por exemplo, "O que você fez na aula de arte hoje?" ou "O que você aprendeu sobre sapos hoje?".

6. Aos seus lugares, preparar, Leia!

* Uma das partes mais emocionantes do jardim de infância é a nova aventura de aprender a ler. A mais importante lição de casa que você pode fazer para ajudar a preparar a criança para isso, habilidade fundamental ao longo da vida é ler com ele por 20-30 minutos todos os dias. Você pode ler livros, fazer atividades de leitura divertir juntos, e mesmo simplesmente praticar a leitura das palavras que o rodeiam (em caixas de cereal, na mercearia, em placas de rua, etc.)

7. Situações Sociais

* Se o seu filho está tendo dificuldade com outra criança na classe, converse com o professor antes de enfrentar outro pai. Ela conhece as crianças e compreende as suas salas de aula dinamicamente e pode ter uma solução.
* Se o seu filho perguntar se pode ir jogar com outra criança, faça um convite para uma data do jogo. Se possível, inclua o pai para que você possa conhecê-los bem.

8. Investir com Envolvimento

Voluntários * Se possível ajudar na sala de aula. Você pode solicitar ao professor se há qualquer coisa que você pode fazer em casa para ajudar. Participe nas viagens de campo e outros eventos especiais da escola sempre que puder. Quando você está envolvido na escola, você está mostrando ao seu filho e seu professor de que a educação é importante para você!

9. Conferências e Avaliações

* Vá ás conferências de turma. O professor pode dar sugestões de coisas que você pode fazer em casa para ajudar seu filho com áreas problemáticas.
* Use notas e avaliações como guias para os comentários sobre quais áreas para trabalhar em casa. Não fique com "stress" para sair!

10. Aprender é divertido!

* O que há de mais importante sobre essa transição crucial na educação formal é a compreensão de que a escola e aprender é divertido e excitante. Toque na curiosidade natural da criança e entusiasmo em aprender coisas novas e o ano com certeza será um sucesso.

A maioria das crianças fazem muito bem a adaptação à creche. Aborde o ano, com entusiasmo e excitação e seu filho deverá seguir a sua liderança. Não demorará muito até você perceber que a transição para o jardim de infância é tão fácil como ABC!

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Enviar Atividades e Recursos

Olá amigos do ensinobasico.com, para enviar fichas e atividades, ou promover ideias e projetos poderá enviar-me um documento através do UP! ou através do email: [email protected] Aguardo a vossa contribuição! Até mais.

Clique para enviar o documento