Imprimir

Gramática - Género

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em gramática

Gramática - Género

Os seres vivos, em geral, estão divididos em duas categorias — machos e fêmeas. Na gramática portuguesa, os nomes separam-se também em duas categorias distintas ou géneros: nomes masculinos e nomes femininos.

Em geral, são do género masculino os nomes e as formas nominais e pronominais que significam ou se referem a "macho", e são do género feminino os que significam ou se referem a "fêmea". Os nomes dos seres que não têm sexo, e os que se referem a tais seres também são agrupados em qualquer dos dois géneros: uns são masculinos (ex.: homem, cuidado, corpo, vestuário, olhos, alheios, ninho, ovos, filhos, peru, belo, carneiro, corpulento, leite, queijo, tecidos, vestuário), outros femininos (ex.: mulher, limpeza, saúde, aves, perua, galinha, ovelha, mansa, alimentação, ).

Do mesmo modo, são do género masculino os pronomes e formas pronominais — o, seu, os, nossos, etc., e do género feminino os pronomes e formas pronominais — a, toda, as, estas, todas, estas, nossa, etc. São do género masculino os nomes que podem ser precedidos de qualquer das palavras o, os, um, uns (ex.: o feijoeiro, um vegetal, os caules, uns rapazes). São do género feminino os nomes que podem ser precedidos de qualquer das palavras a, as, uma, umas (ex.: a rapariga, as flores, uma planta, umas calças).

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Enviar Atividades e Recursos

Olá amigos do ensinobasico.com, para enviar fichas e atividades, ou promover ideias e projetos poderá enviar-me um documento através do UP! ou através do email: [email protected] Aguardo a vossa contribuição! Até mais.

Clique para enviar o documento