Imprimir

1 em cada 2 Portugueses usa a Internet mas ocupamos o lugar 24º na EU 27

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em Pedagogia Digital

Os últimos dados apontam para um crescimento acentuado da utilização da Internet em Portugal.

Segundo o site InternetWorldStats 4,475,700 milhões de Portugueses utilizam a internet. É 41,8 % da população e verificou em 2009 um crescimento de 79%. Mesmo assim os utilizadores Portugueses representam 1,4 % dos Cibernautas Europeus.

Estes números são positivos, mas Portugal só está à frente da Bulgária, Roménia e Chipre, situando-se na 24ª posição na Europa dos 27.

Imprimir

Iphone na Sala de Aula

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em Pedagogia Digital

Pedagogia Digital : experiências com Laptops, Blogs e Iphone.

É importante testar as Pedagogias Digitais. É isso que acontece na Suíça, onde projectos escolares testam a Pedagogia Digital.

A sala de aula digital, mensagem do director da escola.

Desde o início do ano lectivo, temos na nossa escola duas salas de aula digitais em fase de teste.
Os alunos da classe e 4b 5c são acompanhados por "colegas digitais".
Os colegas são pequenos e robustos laptops que estão conectados sem fios com a nossa "Smart Board
". Enquanto os alunos escrevem, pintam, ou obtêm informações através da Internet, o professor pode observar cada criança ou fazer páginas escritas para todos os alunos da classe  através do visível SmartBoard.
Os alunos estão entusiasmados e esperam que este projeto tenha continuação.

Pressupostos do "Projecto iPhone". O projeto-piloto do "Instituto de Mídia e Escola (IMS)" da Universidade Pedagógica da Suíça Central - Schwyz.

Neste projeto piloto de dois anos, no ano lectivo de 2009/2010, todas as crianças receberam gratuitamente um Apple iPhone 3G.

Assim que as crianças sabem que o dispositivo é utilizável para ler, escrever, calcular, desenhar, tirar fotos, gravar sons e ouvir música, fazer chamadas, navegar na Internet e comunicar, as crianças começam a usar o dispositivo dentro e fora da escola como parte da sua aprendizagem pessoal.

* O professor continua a ser central.

Recursos técnicos não diminuem a importância do professor. Também no projeto da classe continua a ser central, o professor, apesar dos smartphones pessoais.

* O currículo é autêntico.

A classe do projeto é ensinada de acordo com o currículo oficial.

* Conteúdo antes da tecnologia.

De acordo com o slogan "a utilização das TIC para aprender". É importante usar as TIC como "conteúdo e não a tecnologia e o seu uso em primeiro plano".

* Integração na vida, em vez de usos esporádicos.

O projeto está assente em dois anos. O foco da atenção está centrada na integração dos dispositivos na escola e na vida diária das crianças. Ao invés de espetaculares demonstrações individuais que apenas podem ser repetidas com grande esforço e com efeitos efémeros.

* Integração dos pais.

Especialmente quando os filhos estão autorizados a usar o smartphone em casa, o trabalho com os pais é de importância central.

* Sem custo para a escola, pais e filhos.

Suportados pelo projecto ou pela escola, os pais ou os filhos não têm custos adicionais.

* Tematizar os abusos, controlar e criar sanções apropriadas.

É um dos objetivos do projeto, as crianças têm de lidar com a problemática das novas oportunidades tecnológicas, e aprender os perigos da tecnologia, em especial, a viciação provocada por estes dispositivos.

Fonte SchulPraxis
Imprimir

Vale a pena Blogar

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em Pedagogia Digital

Educação e Blogues vale a pena apostar nisto.

Recomendo vivamente que na disciplina de Informática no Ensino Básico se ensine a criar blogues e a participar na discussão de todos os temas da sociedade. É uma forma moderna e criativa de colocar os nossos alunos a escrever e pesquisar na internet. Algo além de jogar e ver vídeos.

Já há alguns anos que tenho um blogue na blogspot, mas como estava a tirar a licenciatura não tinha tempo para o actualizar e só colocava lá coisas muito chegadas a mim. Há menos de um ano comprei o meu primeiro domínio na Internet era o CantinhoDoce.pt que neste momento está em reformulação. A seguir... para mim entrei num ritmo bastante elevado na aquisição de nomes de domínios, tenho cerca de 22 e a maioria vou deixar caducar porque simplesmente não tenho tempo para criar conteúdo para eles. Em Novembro de 2009 adquiri o EnsinoBasico.com. Aí pensei, tenho aqui um bom nome para um sítio que está ligado à minha área, com o qual posso aprender e informar a comunidade interessada. Desde então parei com a aquisição de novos domínios, assim posso focar-me mais neste.

Desde o início contei com a ajuda do Miguel da www.giveform.com , um especialista em WebDesign e Segurança na Internet. Aos pouco fui aprendendo mais sobre o Joomla, que é uma espécie de interface entre o código HTML e o utilizador. Quem souber muito de Joomla pode fazer o que quiser com uma página na Internet.

Os preços de um domínio .com na Internet são cerca de 10 dólares, por ano, e alugar um pedaço de servidor varia entre os 35 euros até centenas de euros, dependendo da quantidade de espaço de disco e de tráfego de que precisamos.

O alojamento gratuito também é possível mas apresse-se porque nomes curtos e ligados à área que quer explorar são cada vez mais raros.

Blogar ou não Blogar não deixes para amanhã!
Imprimir

Manual Escolar 2.0 Divulgação

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em Pedagogia Digital

O que pensam de manuais escolares para ler no Kindle, no Ipad, ou Magalhães?

Neste projecto pioneiro a nível mundial, os manuais escolares serão construídos on-line, num espaço aberto à participação de todos os professores.
A base de cada manual escolar 2.0, e dos respectivos materiais auxiliares, será elaborada por um conjunto de docentes, autores experientes de manuais e materiais escolares, e será sujeita às sugestões e críticas dos professores que se registem neste espaço. O objectivo final é, naturalmente, conseguir elaborar um manual e respectivos materiais auxiliares que se adaptem o mais possível às necessidades dos que verdadeiramente conhecem a sala de aula e aos desafios que lhes são colocados ao longo do ano lectivo.
À semelhança do que acontece na Wikipédia – uma enciclopédia on-line de grande sucesso que vai sendo actualizada em função dos contributos dos internautas – a Sebenta utiliza agora as novas tecnologias para estar cada vez mais próxima da realidade das escolas, iniciando a publicação de manuais/projectos escolares com livros à medida dos professores e dos alunos.

Este projecto está em discussão até 23 de Maio

Com vista ao ano lectivo 2010/2011, os manuais/projectos que integram este projecto serão (ligações em baixo):
- Matemática 5.º ano

- Ciências da Natureza 5.º ano

- História e Geografia de Portugal 5.º ano

- Português 7.º ano

Enviar Atividades e Recursos

Olá amigos do ensinobasico.com, para enviar fichas e atividades, ou promover ideias e projetos poderá enviar-me um documento através do UP! ou através do email: [email protected] Aguardo a vossa contribuição! Até mais.

Clique para enviar o documento