Imprimir

Comunicado do Ministério da Educação sobre fim da Escola Móvel

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em EnsinoBlogue

A justificação do Ministério da Educação.

A Escola Móvel surgiu como um projecto de ensino a distância, com recurso a uma plataforma tecnológica de apoio à aprendizagem de alunos filhos de profissionais itinerantes. O trabalho realizado até ao presente permitiu desenvolver uma matriz curricular e uma oferta formativa específica, acompanhada da produção de recursos pedagógicos, que resultam de um património de experiência profissional de um conjunto alargado de docentes, técnicos e parceiros, mas também de um considerável investimento financeiro (de orçamento de Estado e de fundos comunitários).

Em 2009, a Escola Móvel foi instituída como escola pública, em fase de instalação. Ao fim deste tempo tornou-se necessário que a sua gestão pudesse passar a estar inscrita na matriz da rede escolar, assegurando a sua mudança organizacional para um ou mais agrupamentos de escolas que pudessem, com o apoio de uma equipa da DGIDC, garantir uma optimização dos recursos docentes e tornassem viável e sustentável o serviço educativo prestado.

A oferta educativa de ensino a distância, assegurando a integração escolar de alunos itinerantes e de outros alunos que possam necessitar dela, com carácter de curta duração e sem que existam respostas no sistema educativo, será possível como fruto do trabalho da Escola Móvel.

O ensino a distância é uma solução para alunos que não podem, por razões de diversa natureza, frequentar uma escola. Nesse grupo podem incluir-se os alunos itinerantes que têm usufruído da Escola Móvel.

O prosseguimento de estudos dos alunos que frequentaram a Escola Móvel é garantido pela matrícula em escolas da rede pública. O ME irá reconfigurar a resposta educativa investindo articulando sistematicamente com as escolas de acolhimento dos alunos itinerantes, com apoio de uma pequena equipa da DGIDC, a qual será responsável por acompanhar estes alunos, monitorizar os seus itinerários educativos e apoiar as escolas onde eles desenvolvam as respectivas aprendizagens.

Fonte: Público

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Enviar Atividades e Recursos

Olá amigos do ensinobasico.com, para enviar fichas e atividades, ou promover ideias e projetos poderá enviar-me um documento através do UP! ou através do email: [email protected] Aguardo a vossa contribuição! Até mais.

Clique para enviar o documento