Há esperança que as mudanças no ensino básico possam ser alteradas no Parlamento

Há esperança que as mudanças no ensino básico possam ser alteradas no Parlamento

CDS-PP quer reavaliar o "Decreto do Desemprego"

O presidente do CDS-PP anunciou ontem que o partido vai pedir a apreciação parlamentar do diploma que altera para um o número de professores a lecionar a disciplina de Educação Visual e Tecnológica (ETV).

"Decidimos chamar o decreto do Governo à apreciação parlamentar para evitar que seja cometida uma injustiça não só sobre os professores, mas como sobre os alunos e sobre a qualidade da escola", afirmou Paulo Portas, no final de uma visita à Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria.

O diploma sobre a reorganização do Ensino Básico estipula a organização dos tempos lectivos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico em períodos de 45 ou 90 minutos e elimina a área de projecto do elenco das áreas curriculares não disciplinares, procedendo à quarta alteração ao Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro.

O horário dos alunos do 2.º e 3.º ciclo diminui em 22 horas. Esta redução da carga horária ficar-se-á a dever, sobretudo, à extinção da disciplina de Área de Projecto e à reorientação do Estudo Acompanhado apenas para alunos com dificuldades.

Fonte: Público