Imprimir

Cinco Métodos para fazer Apontamentos mais Eficazes

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em Ser Bom Aluno

Aprender a organizar-se é fundamental para ser um bom aluno.

1.O método Cornell, que exige a divisão do papel em três partes e dedicação do estudante.


O método Cornell consiste em dividir o espaço da folha de papel em três partes: a das informações principais, a das palavras-chave e a das relações entre os conteúdos.


A técnica do método Cornell sistematiza as anotações e facilita a revisão de conteúdos. Economiza tempo, pois não é preciso passar a limpo. E, segundo especialistas, não tem desvantagens.

2. O método das linhas gerais consiste em anotar as informações com travessões e margens. A informação mais geral começa na esquerda; as mais específicas, vão ganhando margens maiores, com indentações. A técnica permite identificar facilmente os pontos principais e secundários da matéria.


3. O método do mapeamento utiliza as habilidades de compreensão e de concentração. Os mapas gráficos criados mostram a relação entre os conteúdos.


A técnica do método do mapeamento funciona bem em palestras e aulas que exigem a participação. Com um esquema gráfico, é mais fácil ter entendimento imediato da matéria.

4. Método das Tabelas.

 

Anotar na forma de tabelas torna a busca por informações relevantes bem fácil. Funciona para memorizar fatos ou características do assunto em questão. A desvantagem é ter de dividir as colunas durante a aula, então é preciso clareza e atenção.

5. Método das Frases.


No método das sentenças ou frases cada pensamento, fato ou tópico é escrito em uma linha separada. É possível incluir numeração - o que torna o caderno mais organizado do que se fosse dividido apenas em parágrafos.

Imprimir

Ser Bom Aluno Como me preparo para um Exame?

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em Ser Bom Aluno

Para seres um Bom Aluno tens de saber preparar-te para as avaliações.

Esta é uma etapa importante para melhorares na Escola, por isso revelamos-te alguns conselhos importantes:

  1. Saber lidar com a ansiedade. Acontece a todos os alunos ser apanhado pela ansiedade antes de um exame, mas lembra-te quanto mais cedo começares a estudar menos ansiedade vais sentir, e não terás de recorrer a cábulas como "auxiliares de memória".

  2. No dia anterior ao exame faz uma revisão conforme já te falamos (ligação para esse artigo) dá um pequeno passeio, mas nunca abuses, por exemplo não bebas e não te deites tarde.

  3. Dormir bem é fundamental, porque durante o sono muita da informação que estudaste vai "repousar" e consolidar-se mesmo sem te aperceberes disso!

  4. Quebra a rotina para que as horas de estudo não sejam "monótonas", alguns alunos gostam de descontrair ouvindo música.

  5. No dia do exame faz uma revisão dos tópicos, sub-tópicos, capítulos e secções do assunto que aprendeste, analisando onde sentes mais dificuldades, às vezes nas duas horas antes do exame alguns pormenores podem encaixar-se.

  6. Cuida da tua alimentação, em especial, o pequeno-almoço, lanche, almoço e jantar. Precisas de combustível para estudar e uma alimentação equilibrada diminui as "dores de cabeça".

  7. Analisa os erros dos teus exames, vais encontrar lacunas nas tuas respostas, aprender com os erros é fundamental para melhorar a tua performance.

  8. Exercita o teu humor, estar bem disposto é importante quando estudamos em grupo, e mesmo sozinhos ter um espírito bem disposto ajuda a ultrapassar alguma monotonia que se queira instalar.

  9. Durante o exame deves ter atenção aos seguintes pontos:

  • Tem atenção à letra. Uma letra legível facilita o trabalho do professor.

  • Faz sempre um esquema da resposta. Utiliza uma folha de rascunho para escreveres os vários pontos que se relacionam com a pergunta.

  • Faz uma leitura diagonal da resposta e vê se usaste as "palavras chave", porque o corrector vai procurar estas palavras para pontuar as respostas.

  • Deixa sempre um espaço entre as respostas. O nosso cérebro funciona sem nos apercebermos e às vezes temos que acrescentar algum pormenor a uma resposta que pensávamos estar completa.

  • Se bloqueares numa resposta avança para a seguinte, mas faz uma anotação no enunciado a dizer que ainda não respondeste a essa pergunta. Muitos alunos não o fazem e depois ficam admirados por não terem respondido a todas as perguntas.

  • Aproveita todo o tempo do exame. Pessoalmente eu ficava a ler e reler as minhas respostas até o professor fazer um ultimato de que saía da sala sem o exame.

in Ser Bom Aluno Bora lá

Imprimir

Ser Bom Aluno na Escola

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em Ser Bom Aluno

A atitude na Escola interfere com as tuas notas.

Deixamos-te aqui alguns conselhos para seres bom aluno na Escola.

  1. Antes de cada lição faz uma leitura prévia do assunto que vai ser abordado.

  2. Escreve o sumário com a data e o número da lição, isso organiza o teu caderno.

  3. Faz perguntas quando tiveres dúvidas.

  4. Enquanto estudas exercita a tua memória.

  5. Utiliza abreviaturas para teres uma escrita rápida quando tiras apontamentos. Ex: </> no final das palavras terminadas em "mente" <q> com um traço em cima pode significar "que", <pq> "porque", + - para "mais ou menos", <=> para "igual", <=/> "igualmente". Usa siglas como TPC e ONU. Usa estas abreviaturas só nos apontamentos não nos testes escritos.

  6. Faz o TPC é uma boa forma para recapitular o assunto e encontrares perguntas para a próxima aula.

  7. Tenta saber qual é o assunto da próxima aula para fazeres uma leitura prévia, em casa 15 minutos basta para fazeres essa leitura.

in Ser Bom Aluno, Bora Lá

Imprimir

Metodologia para ser um Bom Aluno

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em Ser Bom Aluno

Apresentamos-te ideias para teres uma boa metodologia de estudo às disciplinas teóricas.

Fases:

  1. Fase de recolha de apontamentos
  2. Fase de memorização
  3. Fase de relacionamento de conteúdos
  4. Fase de auto avaliação

A primeira fase é importante porque se seguires os próximos conselhos estás a ajudar a tua memória visual.

  • Na recolha de apontamentos é importante teres um caderno diário bem organizado. Indica no teu caderno diário as páginas do teu Livro adoptado, onde explicações podem estar mais claras.
  • Organiza numa capa os elementos distribuídos nas aulas, fotocópias, cópias de Power Point, informação recolhida na internet.
  • Tem uma boa caligrafia, utiliza sublinhados, letras maiúsculas para palavras chave, deixa espaços entre as linhas para mais tarde acrescentar pormenores; tenta que estejam limpos e atractivos. Muitos alunos fazem novos apontamentos em casa a partir das informações recolhidas na sala de aula, porque o tempo de aula é escasso para estes pormenores.
  • Cria uma folha de síntese com as perguntas e respostas que são importantes.
  • Utiliza um método em árvore dos conceitos chave abordados no capítulo.

Na segunda fase trata-se de memorizar os conteúdos.

  • Ao descreveres o assunto tenta utilizar palavras tuas, cria um guião dos assuntos.
  • Sublinha aspectos que achas importantes, mas a lápis, porque nesta fase ainda não dominas completamente o assunto, memorizar não é igual a aprender.

Na fase de relacionamento de conteúdos tens já 80% do assunto estudado.

  • Podes tentar fazer discussão de grupo com os teus colegas, se achares que és melhor a relacionar conteúdos sozinho não há problema, cada um tem um estilo próprio.
  • Deves nesta fase esclarecer dúvidas, faz perguntas ao teu professor, aos teus pais e explicadores, revê os apontamentos e esquemas que tenhas feito.

Na fase de auto avaliação vais testar os teus conhecimentos e ganhar confiança que de facto dominas o assunto.

  • Lembro-me que aqui eu costumava pedir à minha família que me fizesse perguntas sobre os conteúdos que iria fazer teste.
  • Escrever numa folha de papel em branco alguns esquemas e pares pergunta/resposta que sabes que são importantes.
  • Recapitular em voz alta também é uma forma produtiva de testar os nossos conhecimentos.
  • Nesta fase vais notar que determinados assuntos estão mais "na corda bamba" do que outros. Com determinação revê esses assuntos para consolidares a aprendizagem.

in Ser Bom Aluno Bora Lá

Com dedicação e estudo vais melhorar quando chegares ao teste da disciplina. Gradualmente vais aperfeiçoar o teu próprio método, o que no futuro conduzirá a melhores resultados.

Imprimir

Ser Bom Aluno

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em Ser Bom Aluno

Aristóteles afirmou um dia que: " A Educação tem raízes amargas mas os seus frutos são doces".

Deixamos-te aqui algumas dicas para melhorares na Escola.

  1. Cada aluno é um caso, por isso, entre vários métodos de estudo tens de descobrir qual aquele que se adapta melhor às tuas características
  2. O método que escolheres deve ter a flexibilidade suficiente para poder ser, em caso de necessidade, alterado.
  3. O aluno para ser Bom Aluno terá de ter um  forte desejo de o ser.
  4. Na transição para Bom Aluno, a fase mais difícil é a primeira. Os resultados não são imediatos, gradualmente vais conseguir melhorar.
  5. O teu professor não é teu inimigo. Se um professor não te cativa, o teu pensamento deve ser muito pragmático e objectivo: se não gosto dele(a), então o melhor é ter um bom resultado para nunca mais o(a) ver.
  6. Se conseguires ser um Bom Aluno, tens mais probabilidade de ter um bom emprego, ganhar mais emprego e seres mais respeitado.
  7. Um Bom Aluno é uma pessoa normal, que tem defeitos e virtudes, que nem sempre tem bons resultados, mas consegue superar as dificuldades com vontade de aprender.

in Ser Bom Aluno Bora Lá

Enviar Atividades e Recursos

Olá amigos do ensinobasico.com, para enviar fichas e atividades, ou promover ideias e projetos poderá enviar-me um documento através do UP! ou através do email: [email protected] Aguardo a vossa contribuição! Até mais.

Clique para enviar o documento