No Ministério da Educação há uma certa tendência para preferir os 80 aos 8, vejamos porquê:
Qual é o valor atribuído às Escolas Privadas com contrato de associação?
Resposta: 80.080 euros!
Dois oitentas juntos no mesmo número, estranho não é?

Progressivamente encerram todas as escolas com menos de 21 alunos, não têm em consideração se as crianças viajam em banheiras ambulantes como há dias se descobriu acontecer em Miranda do Douro.
Enquanto isto promovem agrupamentos cada vez maiores, que chegarão aos 4.000 alunos, dimensões Universitárias.
Aonde é que eu quero chegar com isto? Mais uma vez os 8´s , o Ministério da Educação só quer os 80, porque é grande é acompanhado por dois algarismos, é exagerado, é popular. Os 8´s coitados como são uma minoria, muitas vezes em terras como Miranda do Douro ou em Carrazeda de Ansiães, são incluídos nos oitentas. Nem querem saber se combatem a desertificação, promovem o bem-estar das comunidades pequenas, ou trazem benefícios à comunidade local.
O que interessa ao Ministério da Educação são as bibliotecas, cantinas e ginásios, mas olhando para trás não tive nada disso e mesmo assim, não é para me gabar, mas sou culto, inteligente, responsável e educado, é assim tão essencial às escolas do 1.º ciclo terem um grande ginásio, uma grande biblioteca e uma cantina, frequentada por milhares de alunos?! Prefiro e preferirei sempre menos livros mas mais adequados para cada faixa etária.
Lembrem-se do ditado "o tamanho não é tudo".