Portugal conquistou quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze nas Olimpíadas Internacionais de Ciências da Terra 2022, cuja sessão de encerramento, com a divulgação dos prémios, ocorreu ainda na modalidade online.
Este evento foi da responsabilidade da International Geosciences Education Organization e, em Portugal, teve como promotora a Sociedade Geológica de Portugal, através da Comissão Nacional para as Olimpíadas de Geologia.
A participação portuguesa foi a melhor de sempre. Apreciadas as classificações individuais da prova Data Mining Test (considerada a “prova rainha”), a posição global de Portugal saldou-se por um prestigioso 3.º lugar - apenas superado pelos Estados Unidos e pela Austrália -, com três medalhas de ouro e uma de prata.
Na prova Earth System Project, o nosso país obteve ainda uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Portugal concorreu ainda na prova prática de grupo, a National Team Field Investigation, arrecadando uma medalha de bronze.
Foi a melhor participação de Portugal nestas provas internacionais, da responsabilidade da International Geosciences Education Organization e em Portugal promovida pela Sociedade Geológica de Portugal, através da Comissão Nacional para as Olimpíadas de Geologia. E a posição global de Portugal, só vistas as classificações individuais (na "prova raínha" DTM), saldou-se por um prestigioso 3º lugar, apenas superado pelos Estados Unidos e a Austrália, de longe a melhor classificada a nível europeu e, pela primeira vez à frente de todos os concorrentes asiáticos, tradicionalmente os países com melhores classificações (ver os quadros seguintes).
Para informações adicionais, aceda à página eletrónica da Sociedade Geológica de Portugal em https://socgeol.pt .