Alunos Portugueses entre o 10 e o 11 nos exames de 2010

Estas são as graves conclusões do relatório final dos exames realizados em 2010.

As médias estão entre o 51% e o 56,9%, o que na escala de 0 a 20 valores dá uma positiva marginal entre o 10 e o 11.

O interior de Portugal tem os piores resultados. Querem melhorar a educação? Esforcem-se por colocar o interior na média do litoral, o resultado seria uma subida de 2 valores, para os 12 de média nacional.

Se houvesse equidade a média subiria para os 12 valores. Na realidade inverter este facto é o único caminho para a melhoria da educação, ou quase o único, podemos também continuar a abandonar o interior de Portugal e doá-lo a Espanha!

56,9%

Foi a média nacional em 2010 do exame de Língua Portuguesa do 3.º ciclo do ensino básico, tendo sido consideradas as respostas de 83.332 alunos. O litoral a norte do Tejo, incluindo a Lezíria do Tejo e o Médio Tejo, o Noroeste, com destaque para o Baixo Mondego, e o interior centro apresentam os melhores resultados, com um valor médio igual ou superior a 58 por cento. No extremo oposto encontram-se a Madeira, o Sul (com excepção do Alentejo Central) e o Norte interior.

 

51,1%

 

Foi a média nacional do exame de Matemática do 3.º ciclo, tendo sido consideradas as respostas de 84.907 alunos. O padrão é muito semelhante ao verificado em Língua Portuguesa.

 

Fonte Público

Mapa de Resultados a Língua Portuguesa 3. ciclo

interior

Mapa dos Resultados a Matemática 3. ciclo

interior

Leia o relatório final dos exames do 2010 nesta ligação