A Rand Corporation terminou um estudo de três anos sobre os prémios de mérito monetários.

Foram selecionadas 200 escolas carenciadas de Nova York e durante 3 anos foram gastos 50 milhões de dólares, as conclusões apontam para uma melhoria insignificante nos resultados escolares.
O departamento de educação de New York City pôs fim ao programa de merit pay com a justificação de que os efeitos na melhoria dos resultados dos alunos foram demasiado curtos. fonte ProfBlog.org
No entanto o mesmo estudo tira uma grande conclusão final que corrobora a minha posição sobre os Prémios de Mérito. A conclusão é que recompensas na progressão na carreira são mais eficientes do que prémios monetários.
Other accountability incentives—such as receiving a high progress report grade or achieving adequate yearly progress targets—and intrinsic motivation were deemed by many teachers as more salient than financial rewards.
Neste artigo entendi que é necessário tomar uma medida para melhorar os resultados das zonas críticas, Interior Norte, Além Tejo, e Regiões Autónomas. Passo a explicar:
- A primeira etapa é analisar comparativamente as regiões com melhor desempenho com as regiões de menor desempenho escolar, para atribuir um Rátio de Dificuldade ou Factor de Comparação. Um professor que tenha uma turma de média 13 em Lisboa se for leccionar para Beja deverá ter mais dificuldades em obter a média de 13, porque Beja tem um Rátio de Dificuldade maior.
- A segunda etapa é atribuir uma compensação em termos de progressão na carreira para os professores que em Beja (a título de exemplo) obtenham resultados melhores do que nas regiões do litoral do país.
Os efeitos a curto prazo
Alguma aversão da classe docente à progressão rápida dos docentes com bons resultados nas áreas críticas.
Os efeitos a médio prazo
Os melhores professores podem desejar deslocar-se para as regiões críticas para em poucos anos progredir na carreira.
Os professores que já se encontram nessas regiões têm um incentivo para dar os 100% na sua prática letiva.
Os efeitos a longo prazo
A subida da média nacional nos exames e a diminuição da assimetria Litoral/Interior.
Nota final:
Fui estudante do Ensino Básico no distrito de Bragança, tive anos (julgo que no 8.º ano) em que conheci 3 professores de Matemática, geralmente os professores não querem permanecer nestas áreas "isoladas". É urgente tomar medidas que incentivem a melhoria e estabilidade do corpo docente nas regiões críticas. Deixo-vos um mapa dessas regiões.

Fonte do artigo: Rand