Curiosidades sobre a vida de Cesária Évora.
(Mindelo, 27 de agosto de 1941 — Mindelo, 17 de Dezembro de 2011)

Cesária Évora tinha quatro irmãos. O seu pai Justino da Cruz tocava cavaquinho, violão e violino.
Cise, como era conhecida pelos amigos, começou a cantar e a fazer actuações aos domingos na praça principal da sua cidade, acompanhada pelo seu irmão Lela, no saxofone.
Entre 1975 e 1985 Cise lutou contra o alcoolismo, batalha que venceu e acabou por gravar um novo álbum em 1988 "La diva aux pied nus" (a diva dos pés descalços) - que é como se apresenta nos palcos. Este álbum foi aclamado pela crítica, levando-a a iniciar a gravação do álbum "Miss Perfumado" em 1992. Desde então fixou residência na capital francesa. Cesária tornou-se uma estrela internacional aos 47 anos de idade.
Em 2004 conquistou um prémio Grammy de melhor álbum de world music contemporânea. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, distinguiu-a, em 2009, com a medalha da Legião de Honra entregue pela ministra da Cultura francesa Christine Albanel.
Cesária Évora era adepta do F.C.Porto e o clube homenageou a cantora com um minuto de silêncio, no Estádio do Dragão antes do encontro com o Marítimo, correspondente à 13.ª jornada da I Liga.
fonte: Wikipédia