Os vídeos do Canal TVENSINO vão ser incluídos no Banco Internacional de Objectos Educacionais.
O Ministério da Educação do Brasil contactou-me para obter autorização de divulgação dos vídeos educativos do canal TVENSINO no BIOE (Banco Internacional de Objectos Educacionais).
Prezado Sr. responsável pelo canal "Ensino Básico".
O Ministério da Educação (MEC) do Brasil está desenvolvendo o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) http://objetoseducacionais2.mec.gov.br. Tal Banco é um repositório de recursos educacionais digitais como vídeos, jogos educacionais, animações, simulações, imagens, mapas interativos, hipertextos, entre outros. Todos os objetos são de acesso público.
Os conteúdos dos materiais atenderão à educação básica, profissionalizante e superior, nas diversas áreas do conhecimento, com uma perspectiva de inclusão digital e socialização do saber.
Atualmente, o BIOE possui cerca de 17.000 recursos disponíveis para download, acessados por mais de 140 países, somando aproximadamente 500.000 visitas ao site nos últimos meses. Além do BIOE, o MEC desenvolve o Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ para promover o uso da tecnologia nas escolas brasileiras. Os recursos do BIOE em língua portuguesa podem ser acessados diretamente no Portal do Professor nas sugestões de aulas.
Com esse propósito, gostaríamos de solicitar sua autorização para catalogar e para disponibilizar no Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC os objetos educacionais Digitais de aprendizagem (vídeos) disponíveis no canal seu canal http://www.youtube.com/tvensino . Havendo interesse em participar dessa política do Ministério da Educação, entraremos em contato para quaisquer informações e detalhes relacionados a essa catalogação e publicação. O Banco servirá também como uma forma de divulgação em massa deste material.
Esperamos com isso contribuir para a melhoria da qualidade da aprendizagem colocando à disposição dos alunos não apenas uma grande coleção de materiais multimídia, mas também o que há de melhor em termos de produção de recursos digitais. O usuário que acessa o Banco faz download do vídeo (um professor, por exemplo) e o leva para a escola.
Ciente da importância dessa parceria, contamos com sua colaboração nessa iniciativa do Ministério da Educação.
Para maiores esclarecimentos estamos à disposição.
Atenciosamente,
Marcus Vinicius de Azevedo Basso
Coordenador da Equipe do BIOE na UFRGS
Instituto de Matemática
Bruno Marques Collares
Professor colaborador do Projeto na UFRGS