Visitas de Estudo Digitais - Museus em casa

Visitas de Estudo Digitais - Museus em casa

Sugerimos recursos digitais para alunos e professores que se deparam com dificuldades em realizar visitas de estudo.

O Google Arts & Culture (https://artsandculture.google.com/) é uma oportunidade para realizar visitas a museus a partir de casa.

Fazendo uma pesquisa neste site pela palavra «Portugal» encontram-se 49 coleções museológicas nacionais. Por exemplo, na nossa região pode aceder-se ao Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, ao Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, e ao Museu do Caramulo. Mas existem muitos outros temas e possibilidades, ferramentas criativas, vistas em 360 graus, que permitem a utilização da plataforma da Google em inúmeros projetos educativos, na escola ou em casa.

Embora exista um consenso generalizado de que as aulas, sempre que possível, devem ser presenciais, o ensino à distância veio para ficar, até como complemento do presencial. A RTP e o Ministério da Educação, decidiram prolongar o projeto ESTUDO EM CASA (https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/) estendendo-o a outros graus de ensino. A RTP decidiu mesmo que a presença na educação, através das suas diversas plataformas (https://ensina.rtp.pt/) é para manter e constitui um vetor estratégico no âmbito da lusofonia.

A Porto Editora já há muito tempo que disponibiliza recursos online para alunos, professores e instituições (https://www.escolavirtual.pt/), em modalidades gratuitas e pagas, que podem constituir uma ajuda preciosa nestes tempos conturbados que a educação atravessa. Evidentemente que não existe solução fácil para as desigualdades sociais no acesso aos equipamentos informáticos e à internet. Seria bom que as escolas – pois é lá que se encontram os alunos – em conjunto com as autarquias, criassem pequenos grupos de trabalho de assessoria e aconselhamento das famílias com carências digitais, já que muitas lojas apresentam, neste momento, promoções a pensar no ensino, com pacotes que incluem portátil ou tablet, e ligação internet.

Uma necessidade universal é a da aprendizagem e melhoramento das competências na utilização da língua inglesa. Numa pesquisa Google surgem muitas opções para «how to learn basic english for free online». O British Council (https://learnenglish.britishcouncil.org/) é um dos locais de referência. Mas existem muitas outras opções, como por exemplo a Learn English Network (http://www.learn-english-online.org/) uma organização sem fins lucrativos que se dedica ao ensino online do inglês.

Embora o Google Arts & Culture tenha uma opção específica sobre o património nacional, em português, para obter o máximo proveito desta ferramenta incrível é necessário, realmente, utilizar o inglês. Okay? (veja no tradutor da Google a quantidade de significados para esta corrente expressão)


Fonte do artigo