30 de janeiro - O Dia Escolar da Não Violência e da Paz

30 de janeiro é “O Dia Escolar da Não Violência e da Paz”, no âmbito da fundamental prevenção, convidamos no âmbito da sua comemoração, toda a comunidade educativa para a consciencialização da necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.

46% dos jovens portugueses (entre os 13 e os 15 anos) afirmam ter sofrido ou ter estado envolvidos em situações de bullying no ano anterior, segundo a publicação da UNICEF “Uma lição diária: #PôrFIMàViolência nas escolas”, salientando que a violência entre pares é uma componente perversa da educação dos jovens de todo o mundo, tendo impacto na aprendizagem e no bem-estar tanto nos países ricos, como nos pobres.

 O Ministério da Educação, preocupado e atento a estas situações de violência, impulsionou o “Plano Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, instrumento destinado a toda a comunidade educativa, que se pretende de sensibilização, prevenção e intervenção, com vista à erradicação destes fenómenos.

O plano de prevenção, bem como os materiais de suporte a ações a desenvolver pelas escolas, estão disponíveis no website www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt.

Na prossecução destes objetivos é fundamental a construção de uma Estratégia de Educação para a Cidadania na escola onde, na Dimensão Transversal de Cidadania e Desenvolvimento – que mobiliza contributos das diferentes componentes do currículo, permita aos alunos e alunas adquirirem múltiplas literacias visando a construção sólida da sua formação humanística, garantindo o respeito pelos valores democráticos básicos e pelos direitos humanos, conducentes a um relacionamento saudável, sem bullying e sem violência. E porque para saber prevenir e combater casos de bullying e ciberbullying é preciso, por um lado, saber identificá-los e, por outro, saber agir, a Direção-Geral da Educação, no âmbito das propostas de formação do referido plano, promove de 14 de janeiro a 23 de fevereiro, para profissionais que desempenhem funções em contextos educativos e para todos os interessados nesta temática a segunda edição do curso de formação online "Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir (II)" https://www.dge.mec.pt/noticias/tic-na-educacao/mooc-bullying-e-ciberbullying-prevenir-agir-ii , em formato MOOC (Massive Open Online Course).

Fomentando a comunicação entre todos, impedindo situações de bullying e incrementando a amizade. Reforçamos mais uma vez o convite para continuarem a partilhar connosco os registos das atividades desenvolvidas (formato vídeo, áudio, pdf, outros), acompanhadas de uma breve explicação e identificação dos elementos envolvidos, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..