Já ouviram falar de Discalculia ?

Já ouviram falar de Discalculia ?

As crianças de Minas Gerais (Brasil) com classificações inferiores a 25% nos exames de Matemática fazem exames genéticos para despistar a Discalculia.

Se a causa dos maus resultados a Matemática fosse genética, então só haveria 6% de reprovações. Como há geralmente 50% de reprovações a Matemática os 44% que sobram só têm uma explicação, professores com pouca qualidade, manuais escolares contraproducentes e má gestão dos governantes.

"Traçar o perfil cognitivo de crianças e adolescentes que sofrem desse transtorno é um dos objetivos de pesquisa feita pelo Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), em parceria com o Laboratório de Genética Humana/ Médica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), com colaboração do Serviço Especial de Genética do Hospital das Clínicas e do Centro de Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare), da PUC Minas.

No estudo, crianças de sete a 14 anos de escolas públicas e particulares de Belo Horizonte e Mariana são submetidas ao Teste de Desempenho Escolar. Aquelas que obtêm resultado abaixo de 25% no subteste de matemática são convidadas para uma segunda etapa de avaliação, em que passam por entrevista clínica, testes psicológicos e de inteligência, e têm o sangue coletado. Até agora 1.400 voluntários já passaram pela triagem. Desses, mais de 200 foram examinados na segunda fase. Segundo o coordenador do Laboratório de Neuropsicologia, Vitor Haase, a meta é que 500 crianças sejam submetidas aos testes psicológicos.

Uma terceira etapa da pesquisa será realizada pela equipe do Laboratório de Genética Humana do ICB, que examinará parte do genoma dos voluntários. Na conclusão dos trabalhos, os dois resultados serão comparados. " Genericamente, sabemos que as causas da discalculia são de ordem genética" , explica Haase. Segundo ele, falta identificar as áreas do genoma associadas ao transtorno."

Fonte: via email isaude

Cálculo que seja mais uma modernize traumatizante que quer disfarçar a má preparação de alguns Professores, aliado a manuais cada vez mais esquisitos e directivas ministeriais facilitistas. Vejam estes exercícios que chegaram por email, pode descarregar: