Imprimir

Gramática - Substantivo

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em gramática

Gramática - Substantivo

Para melhor disposição da matéria, separamos as três categorias de nomes. Os nomes substantivos, ou simplesmente substantivos, são nomes de:

1.º Pessoas

Ex.: Manuel, José, Horácio, pai, camponês;

2.º Animais

Ex.: gato, boi, cavalo, jumento;

3.º Coisas

Ex.: Lisboa, cidade, rio, Douro, pereira, jardim, carro, água, chuva, barco, livro;

4.º Qualidades

Ex.: valentia, bondade;

5.º Estados

Ex.: espanto, alegria, tristeza;

6.º Actos ou acções

Ex.: degelo, destruição, trabalho, vindima.

Os nomes que servem para designar particularmente uma determinada pessoa, coisa ou animal, chamam-se substantivos próprios. A primeira letra dos substantivos próprios escreve-se sempre com maiúscula:

Ex.: Manuel, José, Horácio, Lisboa, Douro, Maria.

Os substantivos que são nomes que são comuns a todas as pessoas, coisas ou animais da mesma espécie, chamam-se comuns, e também podem chamar-se apelativos.

Os substantivos próprios e os comuns designam, como já se disse, pessoas, coisas ou animais. Os nossos sentidos dão-nos a conhecer a sua existência material. Chamam-se, por isso, substantivos concretos.

Os nomes de acções, qualidades ou estados, separados das pessoas ou coisas a que pertencem, chamam-se substantivos abstractos:

Ex.: espanto, valentia, bondade, degelo, destruição, alegria, tristeza, trabalho e vindima.

As palavras que significam uma colecção, ou um certo número de coisas de uma espécie, um agregado ou conjunto de pessoas ou de animais, como dúzia, gente, banda (de música), cardume, bando (de aves, de gente), rebanho, alcateia, matilha, gado, vara (de porcos), arvoredo, etc., chamam-se substantivos colectivos.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Enviar Atividades e Recursos

Olá amigos do ensinobasico.com, para enviar fichas e atividades, ou promover ideias e projetos poderá enviar-me um documento através do UP! ou através do email: [email protected] Aguardo a vossa contribuição! Até mais.

Clique para enviar o documento