Imprimir

Gramática - Desinências pessoais

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em gramática

Gramática - Desinências pessoais

As desinências pessoais são oito:

SINGULAR
1.ª pessoa -o
2.ª pessoa -s, -ste
3.ª pessoa - não tem
PLURAL
1.ª pessoa -mos
2.ª pessoa -is, -des, -stes
3.ª pessoa -m

A 1.ª pessoa do singular não tem desinência, excepto no presente do indicativo, em que é –o. A desinência da 2.ª pessoa do singular é –s, excepto no pretérito perfeito, em que é –ste. A 3.ª pessoa do singular não tem desinência.

A desinência da 1.ª pessoa do plural é sempre –mos. A desinência da 2.ª pessoa é –is, excepto no infinitivo pessoal e no futuro do conjuntivo, em que é –des, e no perfeito, em que é –stes. A desinência da 3.ª pessoa do plural é –m. As formas verbais agudas (irão, procurarão, encontrarão, etc.) e as monossilábicas (são, vão) representam-se por ão em vez de am.

Certas acções, que não são atribuídas a qualquer pessoa gramatical, são expressas na forma da terceira pessoa do singular. Nesse caso os verbos chamam-se impessoais:

Chove hoje.

Troveja.

sol.

Quando o sujeito da oração é indeterminado, também se emprega a forma da terceira pessoa do plural:

Batem à porta.

Chamam lá em cima.

Dizem que este ano haverá pouca chuva.

Os verbos variam de forma, conforme exprimem o tempo a que se refere a afirmação, a pessoa gramatical, o número singular ou plural, os diversos modos, e a voz activa ou passiva. Essa variedade de formas constitui a flexão verbal. De todas as palavras da língua portuguesa, as mais flexivas são os verbos.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Enviar Atividades e Recursos

Olá amigos do ensinobasico.com, para enviar fichas e atividades, ou promover ideias e projetos poderá enviar-me um documento através do UP! ou através do email: [email protected] Aguardo a vossa contribuição! Até mais.

Clique para enviar o documento