Alerto frequentemente os Pais para o abuso dos jogos de vídeo. Insisto que os mais novos não devem jogar de segunda a sexta-feira.

Quais serão os prós e contras deste novo entretenimento?
Estamos na era das consolas e telemóveis, durante anos a estratégia estava montada para agradar aos mais novos, agora a moda é outra, como há cada vez mais casais que não têm filhos, os fabricantes decidiram abranger o espectro do consumidor para incluirem os adultos.
Hoje em dia as consolas apelam à ginástica, à inteligência, à música, e abrangem todas as faixas etárias, sexos ou culturas. O caminho seguido pelos fabricantes e suas campanhas de marketing esconde um conjunto de jogos que é terrível, especialmente para os mais novos, falo dos jogos violentos. É contra os jogos violentos que se levantam cada vez mais vozes. Há mesmo um projecto de lei no Brasil que criminaliza os vídeo-jogos violentos, vamos agora perceber quais os perigos e os benefícios dos jogos de vídeo.
Perigos dos jogos de vídeo
Os jogos de vídeo não são todos violentos, mas a maioria deles são, e muitos deles são bastante cruéis. Foi estimado que até 89% dos jogos contêm algum conteúdo violento.
- Vários estudos têm mostrado que os jogos violentos podem:
- Aumentar a excitação
- Aumentar os pensamentos agressivos
- Aumentar o comportamento agressivo
- Reduzir os comportamentos de ajuda e solidariedade
2. Jogar jogos online, especialmente aqueles em que se encarna uma personagem, pode-se tornar um substituto para a 'vida real'.
- Os estudos mostraram que os jovens que passam muito tempo a jogar jogos de vídeo têm piores resultados escolares.
- Alguns casos de obesidade estão relacionados com os jogos de vídeo.
- Jogar uma hora, 2 ou 3 horas antes de dormir, causam problemas de sono e problemas de memória em pessoas jovens.
Algumas consequências graves, mas mais raras, estão relacionadas com o vício que os jogos de vídeo podem causar, e com problemas de saúde ao nível das articulações das mãos e da coluna.
Benefícios dos Jogos de Vídeo:
-
Eles são divertidos.
-
Melhoram a coordenação.
-
Os jogos proporcionam algum exercício, mas a pesquisa sugere que esses jogos não são um substituto para o exercício normal.
-
Aumentam geralmente a auto-estima.
-
Jogar com os amigos pode ser uma interação social agradável.
-
Os Jogos Online proporcionam às pessoas uma maneira de comunicar com outros e é especialmente bom para as pessoas com problemas de ansiedade ou deficiência.
-
Os Jogos educativos são uma maneira divertida de aprender.
-
No futuro os jogos serão utilizados na formação, como já acontece com os simuladores.
Referências : Anderson CA, Funk JB and Griffiths MD. (eds). 'Video Games and Public Health'. Journal of Adolescence, February 2004; 27(1): 1-122.