Número de diplomas tem diminuído nos últimos anos.
Um responsável da Instituição Vimaranense, Amaro Neves alertou para a situação: “Vamos entregar menos diplomas este ano e menos um 1/3 do que há quatro ou cinco anos. Ou seja, temos cada vez menos crianças a frequentar o ensino básico e é muito visível de ano para ano que tem vindo a reduzir-se o número de turmas”.
Uma centena de alunos do ensino básico e mais algumas dezenas de estudantes do 9º e 12º ano e do ensino universitário receberam, ontem, os diplomas da Sociedade Martins Sarmento (SMS), de Guimarães. Uma forma de distinguir os 'melhores entre os melhores' e homenagear, este ano, um ex-director da casa - Joaquim dos Santos Simões. Fonte: Correio do MinhoA Sociedade Martins Sarmento é uma instituição cultural de utilidade pública sem fins lucrativos fundada em Guimarães em 1881 em homenagem ao arqueólogo e etnógrafo vimaranense Francisco Martins Sarmento, cujos estudos científicos atraíram para Guimarães a atenção dos principais centros da cultura europeia do seu tempo.
A sede da SMS ocupa o claustro gótico e o jardim do extinto Convento de S. Domingos e um imponente edifício concebido no início do séc. XX pelo Arquitecto Marques da Silva, cuja edificação foi concluída em 1967.
