Assinado protocolo para a Educação Financeira

Assinado protocolo para a Educação Financeira

O Banco de Portugal e o Ministério da Educação lançaram mãos à obra no tema Educação Financeira.

Por cá já temos disponível o dossier "O meu dinheiro", talvez dê uma ajudinha ao Banco de Portugal e ao Ministério da Educação.

Para fazer o dossier procurei informações de países como a Austrália e a Suíça, que investem muito neste tema. Recomendo que visitem o site My-Money.ch, está escrito em alemão, italiano e francês, mas podem utilizar o google tradutor para ler em português.

Os artigos que escrevi sobre este tema também contêm recursos educativos, pode consultá-los nestas ligações:

O porta moedas do seu filho. Quanto dinheiro gastar?

Planeamento Orçamental. O Recurso da Folha de Cálculo.

Planear as Férias. Etapas para não comprometer o orçamento familiar.

Poupar nas despesas da casa, prepare-se para o Plano de Austeridade do FMI, UE e BCE

A informação da assinatura do protocolo consta no site do Ministério da Educação com a seguinte informação:

O Ministério da Educação, representado pela Ministra Isabel Alçada, e o Banco de Portugal, representado pelo seu Governador, Carlos da Silva Costa, assinaram hoje o protocolo Educação Financeira – Estratégia de Intervenção no Sistema Educativo.


 O documento estabelece os termos e condições de colaboração entre o Ministério da Educação e o Banco de Portugal, com vista à definição de um referencial de Educação Financeira na educação pré-escolar, nos ensinos básico e secundário e na educação e formação de adultos. O protocolo tem ainda por objectivo estabelecer uma regulação das condições para a participação das instituições de crédito, sociedades financeiras e suas associações nas ini ciativas de Educação Financeira em espaço escolar.

No âmbito desta parceria, o Ministério da Educação fica incumbido, entre outras matérias, de organizar documentos de apoio à Educação Financeira que permitam aos alunos e formandos ter contacto com matérias como os produtos financeiros básicos, o planeamento e a gestão de um orçamento, a prevenção de riscos, a poupança e o endividamento.

O Ministério da Educação e o Banco de Portugal comprometem-se ainda a elaborar um código de conduta destinado a enquadrar a participação das instituições de crédito, das sociedades financeiras e das respectivas associações nas iniciativas de Educação Financeira em espaço escolar.

O protocolo hoje assinado é válido por três anos e poderá ser renovado por iguais e sucessivos períodos.