Fado Património Imaterial da Humanidade

Fado Património Imaterial da Humanidade

O Fado é Património Imaterial da Humanidade

Ontem estive numa noite de fados na Suíça, cidade de Rorschach, a assistir à Fadista Filipa Cardoso e ao Fadista António Pinto Basto.

A Fadista Filipa Cardoso encantou, mesmo os portugueses mais "rockeiros", conversei com um que me disse que nunca tinha ouvido Fado ao vivo, a sua "onda" era mais Rock, mas que ficou muito comovido com Filipa Cardoso. Com uma silhueta frágil expôs uma voz forte e um sentir do Fado muito genuíno.

A noite foi de convívio e os artistas actuaram intermitentemente até às três e meia da manhã. Filipa Cardoso terminou com um Fado, à moda antiga sem auxílio de microfone, e António Pinto Basto terminou com o Fado Ó Portela.

Hoje o Fado foi considerado Património Imaterial da Humanidade, mas nem todo o Fado se inclui na categoria de Fado P.I.H. , como explicou o Fadista António Pinto Basto, só o Fado que tem a estrutura tradicional é que foi hoje reconhecido em Bali na Indonésia.

Ainda tive a oportunidade de comprar um disco de António Pinto Basto e José Gonçalez, com uma dedicatória especial para a minha filha Ana Leonor Azevedo.