Quem acede à internet é um pirata dos direitos de autor e quem aloja blogues e sites é o Jack Sparrow.
Esta é a permissa escondida no SOPA (Stop Online Piracy Act).
A Google, Wikipédia, a SAPO, entre outros uniram-se contra a permissa da SOPA, porque iria arruinar todas as grandes companhias que apontam ou albergam conteúdos com direitos de autor.
Vou partilhar consigo uma situação que aconteceu com o EnsinoBasico.com. Em 2010 fui contactado por email pela DocMath.net, em relação à despublicação de algumas fichas que se encontravam disponíveis para download GRATUITAMENTE aqui no EnsinoBasico.com.
Na altura fiquei um bocado atónito com o pedido deles, expliquei-lhes que recebo fichas por email, (actualmente por email e pelo UP!) e pensei que poderia colocar uma indicação relativa à origem das fichas, mas visto que só eram cerca de 6 fichas do universo de algumas dezenas que dispõem, preferi despublicá-las mesmo.
Hoje bastou uma pequena pesquisa na GOOGLE para encontrar, à primeira tentativa e na primeira página da pesquisa, ligações que albergam as mesmas fichas "piratas", existem também grandes companhias como a DROPBOX que disponibilizam GRATUITAMENTE esses mesmos ficheiros.
A grande conclusão é que os direitos de autor têm de ser defendidos, mas quem deve ser responsabilizado pela infracção? Numa análise crítica parte da culpa é dos próprios AUTORES!
Reparem que a DocMath permite o acesso simples aos seus conteúdos (gratuitamente e por isso eu simpatizo com o site) mas como podem eles reclamar que as suas fichas andam por aí disseminadas se foram eles que foram negligentes?
O mesmo se passa com os filmes e música, são copiados? Encontrem uma forma de impossibilitar a cópia, por exemplo exibam apenas filmes no cinema, (ou em formatos que se auto-destroiem), e cobrem a música por cada vez que o cliente a ouve, por exemplo a 1 cêntimo por faixa.
Não acredito no SOPA porque endereça o público em geral como culpado da pirataria e perdoa os AUTORES da sua falta de engenho na protecção dos seus direitos. Quem tem um Ferrari não o guarda na rua, mas sim numa garagem rodeado de alarmes e cadeados.
Por fim a referência costumeira para o site da DocMath.net