Quantos alunos deve ter uma turma? Uma mudança de paradigma

Quantos alunos deve ter uma turma? Uma mudança de paradigma

Ultimamente o PS Açores anda com as ideias "certas"

Primeiro com o seu novo Estatuto do Aluno, agora com o limite máximo de alunos por turma fixado respectivamente em:

20 alunos por turma no pré-escolar.

23 no ensino básico.

25 no secundário.

No Continente a austeridade é rigorosa, relembro que o número mínimo de alunos no Continente é de 26, do 5.º ao 12.º ano, portanto superior ao máximo nos Açores.

Será esta uma manobra do PS para ganhar a simpatia dos professores?

Já agora ninguém parece saber... quantos alunos deve ter uma turma do ensino básico?

A resposta é simples. O número de alunos de uma turma deve ser proporcional ao número de horas da disciplina. Quantos mais alunos por turma, mais horas de aulas têm de ser lecionadas. Uma explicação individual de uma hora pode equivaler a várias horas numa explicação coletiva.

Temos de abandonar o paradigma da "Turma", corpo de uma lista de x alunos da "Ana ao Zé". Devemos abraçar a ideia de grupos por níveis de aprendizagem: " Ana está com o Zé a Matemática" e " Ana está com o Francisco a Inglês". 

Só dando a liberdade às escolas para fixar o número de alunos por "turma/grupo" e designar a carga horária, é que chegamos a uma situação de harmonia de oportunidades. Podiam-se formar "turmas/grupos", por exemplo, com menos alunos a Matemática e Língua Portuguesa e com mais a Inglês. 

A "Ana" o "Zé" e o "Francisco" podiam começar em grupos com menos alunos, nas áreas que tivessem dificuldades, transitando quanto estivessem preparados para grupos mais exigentes e possivelmente com mais alunos. 

Nesta forma de pensar as turmas os alunos são agrupados por grupos, efetivamente um aluno pode frequentar várias "turmas/grupos" consoante o seu nível de proficiência.