O Amianto ou Asbesto nas Escolas em Portugal

O Amianto ou Asbesto nas Escolas em Portugal

O uso do amianto está proibido na União Europeia desde 2005, mas quase uma década depois, Portugal ainda tem mais de 700 escolas com este material a degradar-se a cada dia que passa.

asbesto

O governo de José Sócrates gastou 2 mil milhões de euros na Parque Escolar, mas em vez de requalificar bem as escolas, construíram palácios de mármore e lampiões artísticos, tal como alertei aqui

Estamos a falar de dezenas de milhares de portugueses, crianças, professores, funcionários, pais e população vizinha que está em risco, não podemos ficar parados, exigam a imediata requalificação destas escolas, e já agora investiguem a atuação da Parque Escolar durante o governo de José Sócrates.

A este assunto tenho mais uma coisa a dizer: o ASBESTO provoca CANCRO no PULMÃO quando inalado, porque as suas fibras são tão pequenas que perfuram os tecidos provocando lesões irreparáveis, essas lesões podem dar origem ao CANCRO Abestose. Não vou publicar aqui imagens ofensivas mas podem ler na wikipedia as consequências da inalação do AMIANTO.

O que é o amianto?

O asbesto (da palavra grega ἀσβεστος, "indestrutível", "imortal", "inextinguível"), também conhecido como amianto (do grego αμίαντος, puro, sem sujidade, sem mácula1 ), é uma designação comercial genérica para a variedade fibrosa de sais minerais metamórficos de ocorrência natural e utilizados em vários produtos comerciais. Trata-se de um material com grande flexibilidade e resistências química, térmica, eléctrica e à tração muito elevadas e que além disso pode ser tecido.

O material é constituído por feixes de fibras. Estes feixes, por seu lado, são constituídos por fibras extremamente finas e longas facilmente separáveis umas das outras com tendência a produzir um pó de partículas muito pequenas que flutuam no ar e aderem às roupas. As fibras podem ser facilmente inaladas ou engolidas podendo causar graves problemas de saúde. wikipedia