Estes equipamentos começaram hoje a ser entregues no Agrupamento de Escolas de Carnaxide.
O Município de Oeiras acelerou alguns processos que estavam em implementação, ao abrigo dos programas “Oeiras Educa” e “Mochila Leve”, para possibilitar o ensino à distância para todos os alunos do Concelho.
Num universo de 20.000 alunos, aferiram que existiam 1914 jovens no Concelho que não dispunham dos meios necessários para acompanhar este processo letivo. Este facto poria em causa o objetivo central de universalizar a igualdade de oportunidades em Oeiras.
Feita a identificação, pelas escolas, de todos os alunos e professores sem os meios tecnológicos apropriados para o cumprimento do ensino à distância, a autarquia garantiu o equipamento necessário para quem dele não dispunha:
• 1944 Equipamentos (tablets, computadores portáteis e smartphones – 1914 para alunos e 30 para professores);
• 200 Câmaras;
• 200 Microfones;
• 1185 Routers para aceder à Internet (1158 para alunos e 27 para professores).
Além de garantir equipamento tecnológico, foi constituída uma equipa de professores de todas as escolas do concelho para o desenvolvimento de Tutoriais de Apoio (para alunos e para professores) à implementação do modelo de aulas a distância que, de uma forma mais simples e rápida, permitisse apoiar o acesso aos conteúdos preparados por cada Escola.
A plataforma escolhida pela equipa, CISCO Webex, permite desenvolver um trabalho de articulação direta entre um sistema de aulas síncronas e assíncronas, onde professores e alunos podem trabalhar em interação, tanto nas aulas diretas, como no desenvolvimento de tarefas individuais, com todas as garantias de proteção de dados pessoais, dados de voz e de imagem.
// Fonte: Página do Município de Oeiras