Estamos a divulgar a conferência "Vamos Cuidar do Planeta" que se realiza em Brasília entre 5 a 10 de Junho de 2010.Esta é a segunda edição desta conferência. A Conferência vai reunir 900 pessoas de 50 países, sendo a maioria jovens e adolescentes de 12 a 15 anos e também educadores e jovens facilitadores.
Uma delegação pode ser composta de 2 a 12 adolescentes, com idade de 12 a 15 anos, de acordo com o Regulamento da Conferência. Delegações de até 8 adolescentes devem vir acompanhadas por dois adultos (um homem e uma mulher). Delegações compostas por 9 a 12 delegados devem vir acompanhadas de três adultos de ambos os sexos.
Além disso, cada delegação trará ainda um jovem de 18 a 25 anos, atuante em projetos sociais ou ambientais de universidades, ONGs ou grupos estudantis. Esses jovens serão capacitados na semana anterior à Conferência Internacional para atuarem nos principais momentos de toda a conferência, facilitando a realização das atividades.
CARTA DE RESPONSABILIDADE DAS CRIANÇAS DA GUINÉ-BISSAU SOBRE O MEIO AMBIENTE E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Nós, as crianças da Guiné-Bissau, de idade compreendida entre 12 à 15 anos,provenientes de diferentes Regiões do País, nomeadamente, a Região de Tombali, Região de Cacheu, Região de Gabú, Região de Biombo, Região de Quinará, Região de Bafatá, Região de Oio, Região de Bolama Bijagós e de Sector Autónomo de Bissau, realizamos de 16 à 18de Março de 2010, a Conferência Nacional Infanto-Juvenil sob o lema “Vamos Cuidar da
Guiné-Bissau”. A Conferência Nacional Infanto-Juvenil tinha como objectivo elaborar a Carta de Responsabilidade com base nos Quatro temas a saber: A terra, o Ar, a Energia e a Água e pensar em conjunto nas acções a realizar a favor do meio ambiente após o evento que terá lugar de 5 à 10 de Junho de 2010 em Brasília, Brasil. Depois de termos discutidos abertamente os problemas ambientais que afectam as nossas regiões e as nossas escolas face as Mudanças climáticas e seus impactos negativos sobre os quatro temas supracitados;
Após a eleição democrática, justa e transparente dos nossos delegados e delegadas à Conferência Internacional Infanto-Juvenil, sob o lema “Vamos Cuidar do Planeta - Brasil 2010”; temos o prazer de informar aos nossos colegas do País, bem como os nossos professores e os facilitadores que nos acompanharam desde a Conferência nas escolas, a população em geral, Governo e o Presidente da República da Guiné-Bissau, as nossas responsabilidades e acções a favor da protecção do meio ambiente na nossa querida Pátria
Fundada pelo nosso saudoso Líder Imortal Amilcar Lopes Cabral.
Em relação ao tema Ar, eis a nossa responsabilidade e as acções a realizar nas nossas escolas e comunidades:
Responsabilidade: A escola e as comunidades têm a responsabilidade de identificar lugar próprio para queimar os lixos e os produtos tóxicos prejudiciais ao meio ambiente.
Acções:
· Sensibilizar as pessoas das comunidades de que não devem queimar os pneus e as florestas.
· Tratar devidamente os restos de lixos tóxicos e as suas embalagens evitando assim a contaminação da terra e do ar.
Responsabilidade: Exortar ao governo que deve evitar a importação dos carros velhos e engajar seriamente na evacuação dos lixos nas vias públicas e nos diferentes mercados do país.
Acções:
· Criar uma lei sobre a importação dos carros velhos.
· Organizar campanha de limpeza nos mercados, nas vias públicas e criar um lugar próprio para evacuação dos lixos.
CARTA DE RESPONSABILIDADE DAS CRIANÇAS DA GUINÉ-BISSAU SOBRE O MEIO AMBIENTE E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
No que concerne o tema Água, nós os delegados e as delegadas à Conferência Nacional, as nossas responsabilidades e acções serão as seguintes:
Responsabilidade: Acabar com a poluição da água marinha e terrestre.
Acções:
· Fazer a sensibilização radiofónica sobre o uso racional da água.
· Produzir e realizar peças teatrais sobre as medidas de prevenção da poluição das águas dos rios, poços e mares.
Responsabilidade: Evitar os cortes das florestas terrestres e marinhas.
Acções:
· Fazer a sensibilização radiofónica sobre cortes abusivos das florestas e mangais.
· Fazer o repovoamento das plantas nas zonas degradadas.
Quanto ao tema Energia as nossas responsabilidades e acções serão as seguintes:
Responsabilidade: Proteger as florestas do pais.
Acções:
· Organizar campanhas re sensibilização sobre a protecção e melhoria do meio ambiente nas escolas e nas comunidades.
· Sensibilizar a comunidade sobre o uso de fogões melhorados como forma de reduzir a pressão sobre as florestas e garantir a saúde das mulheres e crianças.
Responsabilidade: Repovoamento das florestas.
Acções:
· Criar viveiros e plantações de árvores nas escolas e nas comunidades.
· Capacitar as comunidades sobre as novas técnicas de extração de sal através da energia solar.
Por último, sobre o tema Terra, nós os 102 Delegados e Delegadas, elegemos as seguintes responsabilidades e acções:
Responsabilidade: Conhecer melhor o nosso meio ambiente e problemas ambientais a volta do ar, água, energia e terra.
Acções
· Propor a formação de facilitadores para a área de educação ambiental.
· Evitar a deflorestação nas matas e a caça clandestina dos animais, bem como combater os madereiros tradicionais clandestinos.
Responsabilidade: Criação de grupos de alunos e comunidades para repovoamento na zona costeira e nas florestas.
Acções:
· Sensibilizar os pais, professores, autoridades locais, poderes tradicionais, religiosos, ONG´s e o governo através dos meios de comunicação social tais como: jornais, cartazes, dísticos, peças teatrais, canções sobre as questões das mudanças climáticas.
· Criar espaços verdes nas escolas e nas comunidades.
Muito obrigado pela atenção.
Nós os delegados e as delegadas.