Medidas de Diferenciação Pedagógica do 17 ao 22

Preste atenção a esta lista para melhorar as suas aulasalunos

17. Dê feedback aos estudantes o mais rapidamente possível. Devolva testes e trabalhos prontamente. Dê aos alunos algumas indicações sobre o que eles fizeram e como melhorar.

18. Recompense o sucesso. Reconheça os esforços sinceros. Se o desempenho do aluno é fraco, deixe que o aluno saiba que você acredita que ele ou ela pode melhorar e ter sucesso ao longo do tempo. (Fontes: Cashin, 1979; Lucas, 1990)

19. Revele o bom trabalho feito por colegas de anos anteriores.

20. Seja específico ao dar feedback negativo. O feedback negativo é muito poderoso e pode levar a um clima de classe negativa. Sempre que você identificar a fraqueza de um aluno, deixe claro que seus comentários dizem respeito a uma determinada tarefa ou desempenho, e não ao aluno como uma pessoa. Tente amortecer comentários negativos com um elogio sobre os aspectos positivos da tarefa que o aluno realizou. (Fonte: Cashin, 1979)

21. Evite comentários humilhantes. Muitos alunos da sua turma podem estar preocupados com seu desempenho e habilidades. Seja sensível à forma como os seus comentários e observações podem ferir os sentimentos dos alunos.

22. Evite ceder aos apelos dos alunos para revelar a "resposta" aos problemas de casa. Quando você simplesmente revela aos alunos a solução, rouba-lhes a oportunidade de pensarem por si mesmos. Use uma abordagem mais produtiva. (adaptado de Fiore, 1985)