Salvaguardar o Interesse Superior das Crianças?

Salvaguardar o Interesse Superior das Crianças?

Fechar Escolas com menos de 20 alunos é salvaguardar o interesse superior das crianças?

O carrasco destas escolas do interior do País é o Secretário de Estado da Educação João Mata:

Está em curso a concentração de alunos em centros escolares "dotados de melhores condições", com refeitório, biblioteca, salas de informática, espaços para ensino de inglês, música e prática desportiva. "Espaços que permitam a concretização da escola a tempo inteiro e que promovam uma efectiva igualdade de oportunidades".

Vamos por partes, melhores refeitórios? O melhor refeitório é a nossa cozinha. Eu cresci numa aldeia e sem muito bem que as crianças estão a 300 metros de casa e costumam ir comer a casa. Espaços para o ensino de Inglês, música e prática desportiva? No 1.º ciclo um bom recreio para as crianças brincarem em segurança e um monitor das AEC´s resolvem essa questão. Por último, a escola a tempo inteiro e a efetiva igualdade de oportunidades? Fechar as escolas pequenas e obrigar as crianças a viajarem, mais de uma hora por dia, dentro de autocarros é aumentar as diferenças e as assimetrias.

Por outro lado, penso que não devia ser da competência do ME fecharem ou manterem escolas abertas. Deveriam ser as autarquias a decidir se mantêm ou fecham estas pequenas escolas, porque existem especificidades regionais, por exemplo: escolas renovadas há dois anos que agora poderão fechar; ou ter em conta a dinamização económica e social que a existência de um professor e uma escola aberta têm numa região, no que concerne ao combate à desertificação, à promoção da cultura, e ao incentivo da economia local.