Exame de 11.º ano de Matemática Aplicada às Ciências Sociais foi Elementar

Exame de 11.º ano de Matemática Aplicada às Ciências Sociais foi Elementar

Parecer da Sociedade Portuguesa de Matemática sobre o Exame Nacional de Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Prova 835, 1ª Fase – 17 de Junho de 2010

A SPM considera que o exame de Matemática Aplicada às Ciências Sociais que hoje teve lugar é bastante acessível, com um grau de complexidade análogo aos exames de 2009.
A prova percorre os vários conteúdos de 10º e 11º ano. Ao contrário do ano passado, neste ano é dado especial destaque à matéria do 11º ano. A ordem das questões segue, como habitualmente, a ordem do programa.
As questões 1 e 2 testam mais a capacidade de interpretação do contexto apresentado do que os conhecimentos matemáticos. Estes resumem-se a procedimentos elementares com a
calculadora: contas de somar, subtrair, multiplicar e dividir. As questões 3.1, 3.2 e 4.2 são de resolução directa com o auxílio da máquina de calcular. Todas estas questões estão enquadradas no espírito desta disciplina, virada para a contextualização da matemática no mundo real, mas seria desejável que envolvessem mais raciocínio matemático.
A contextualização da questão 4.1 é infeliz. A resposta assume que por se acrescentar uma aresta a um grafo numa folha de papel será construída uma estrada entre duas localidades, o
que não corresponde à realidade. Esta é uma questão que faria muito mais sentido sem qualquer tipo de contextualização.
A questão 5 é a única pergunta desta prova que envolve raciocínio matemático não completamente elementar. Sem ser difícil, pode servir como exemplo de uma questão bem construída para os objectivos desta disciplina. A SPM saúda o facto de o GAVE ter disponibilizado o enunciado e os critérios de correcção imediatamente a seguir ao final da prova, o que não aconteceu em anos anteriores.

O Gabinete do Ensino Básico e Secundário da Sociedade Portuguesa de Matemática

Fonte SPM