O projecto Metas de Aprendizagem insere-se na Estratégia Global de Desenvolvimento do Currículo Nacional, delineada pelo Ministério da Educação, em Dezembro de 2009. Hoje foi divulgado o Projecto em ficheiro .pdf no website do M.E.
Os resultados irão ser divulgados em Setembro no Website do M.E.
Consiste na concepção de referentes de gestão curricular para cada disciplina ou área disciplinar, para os diversos ciclos de ensino, desenvolvidos sequencialmente por anos de escolaridade.
As Metas de Aprendizagem para o Currículo dos Ensinos Básico e Secundário são instrumentos de apoio à gestão do currículo, disponibilizadas para serem utilizadas pelos professores no seu trabalho quotidiano. Não sendo documentos normativos, pretende-se que o seu uso decorra do reconhecimento da sua utilidade prática por parte dos professores, dos alunos e das famílias.
A primeira fase do projecto teve início em Janeiro de 2010 e centrou-se na elaboração das Metas de Aprendizagem para a educação pré-escolar e para o ensino básico. Este trabalho foi realizado por nove equipas de peritos, coordenadas por docentes do ensino superior da respectiva área de especialização didáctica.
A publicação das Metas de Aprendizagem será acompanhada pela elaboração e disponibilização de exemplos de execução para cada disciplina ou área disciplinar e de exemplos de estratégias de avaliação, a cargo das equipas de peritos referidas.
As Metas de Aprendizagem poderão ser utilizadas pelos docentes, em todas as escolas, no seu trabalho quotidiano de gestão curricular e de preparação das suas actividades de ensino.
Prevê-se o acompanhamento da utilização das metas na prática pedagógica em dez agrupamentos de escolas. Estes serão seleccionados de acordo com critérios que salvaguardem a diversidade existente, abrangendo necessariamente escolas das diferentes direcções regionais de educação.
O acompanhamento da utilização das Metas de Aprendizagem será objecto de um processo de avaliação externa, a contratualizar com uma entidade independente de cada uma das partes envolvidas (Ministério da Educação e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).
Terá início uma segunda fase em Outubro, de acordo com a programação do projecto, que decorrerá até ao final do ano lectivo de 2010/2011. Esta nova fase envolve a produção de Metas de Aprendizagem para um conjunto de disciplinas do ensino secundário, consideradas centrais ou mais relevantes em termos do número de alunos e de cursos abrangidos.
Para o efeito, foram consideradas 12 áreas curriculares, envolvendo uma ou mais disciplinas: Português, Línguas Estrangeiras, Filosofia, Educação Física, Matemática, História, Ciências (Física e Química, Biologia e Geologia), Geometria Descritiva, Geografia, Economia e Desenho.
Pode descarregar o ficheiro .pdf em anexo: