Na ausência do Ciberescola temos o Weduc ou o Ensino Básico

Na ausência do Ciberescola temos o Weduc ou o Ensino Básico

O anunciado e muito esperado Ciberescola continua desligado há 5 dias.

E o recém lançado Weduc o que é realmente?

Segundo se lê no Weduc: é uma plataforma de acompanhamento e relacionamento para  educação. 

Alguém me consegue explicar isto direitinho? Penso que é um site onde podemos acompanhar a evolução dos nossos filhos na Escola, pesquisar sobre empresas ligadas à educação e ter algum aconselhamento e sugestões de passeios.

Ora bem eu visitei o Weduc e não compreendi bem o que se tratava, mas percebi que existem cinco tipos de utilizadores. 

 

1) Director de escola
O Director de escola tem um perfil de acesso ao universo de utilizadores da escola, isto é, tem permissões para comunicar com todos os encarregados de educação e professores afectos à escola.
2) Professor
O professor tem um perfil de acesso exclusivo à turma a que está associado. Um professor pode estar associado a várias turmas, inclusive em escolas diferentes, mas obrigatoriamente quando navega na plataforma tem de identificar o contexto turma/escola em que está a interagir. O professor tem apenas acesso a comunicar com os outros professores e directores das escolas a que está associado e aos pais dos alunos da respectiva turma.
É vedado aos professores qualquer tipo de acesso a dados ou contactos com encarregados de educação de outras turmas ou disciplinas.
3) Encarregado de Educação
O Encarregado de Educação está associado a um ou mais educandos, e consegue aceder exclusivamente aos dados sobre os mesmos. O Encarregado de Educação só consegue comunicar com os directores da escola dos seus educandos, com os professores associados a turmas dos seus educandos e com outros encarregados de educação de alunos associados á mesma turma.
4) Alunos
Os alunos são o sujeito dos conteúdos, não tendo nesta fase qualquer interacção com a plataforma.
5) Familiares
Os encarregados de educação vão poder criar utilizadores do tipo familiar, que na prática são utilizadores com permissões equivalentes à sua para visualizar informação do seu educando, mas que não podem interagir com ninguém, são meramente espectadores.
Tipos de conteúdos partilhados na WEDUC
Os professores podem partilhar a seguinte informação com os encarregados de educação:
a) Avaliação dos educandos:
Podem ser criados eventos de avaliação sobre comportamento, alimentação, assiduidade, avaliação curricular, TPC, outras (livre).
O professor, para cada evento de avaliação, selecciona aluno a aluno, atribui a respectiva nota e pode introduzir comentários.
Como o professor interage em ambiente de turma, ao criar as avaliações ele visualiza a listagem de alunos dessa turma e coloca no respectivo campo do aluno a correspondente nota. Apesar do professor atribuir notas a vários alunos da turma, os encarregados de educação apenas visualizam as notas do respectivo filho não podendo visualizar as notas dos restantes alunos da turma.
O professor não consegue criar ou visualizar eventos de avaliação para outras turmas a que não esteja associado, da mesma forma que não consegue criar ou visualizar eventos de avaliação para outras disciplinas da turma que não a que esteja associado.
b) Objectivos:
O professor pode definir objectivos para os alunos e assinalar em que medida é que os mesmos vão sendo atingidos por cada aluno. A mecânica é semelhante à do ponto anterior: a produção de informação é sempre no contexto de turma e apenas é visualizável pelo Encarregado de Educação.
c) Programa escolar, agenda:
São sempre produzidas pelo professor em contexto de turma e visualizáveis apenas pelos encarregados de educação dos alunos da turma.
d) Documentos, hiperlinks, boas práticas, tutoriais:
A entidade que cria os conteúdos define as regras de partilha (ver capítulo regras gerais de partilha de conteúdos)
e) Imagens:
Os professores partilham as imagens sempre em ambiente de turma. Apenas os encarregados de educação da turma visualizam as imagens, que podem também conter fotos dos alunos. No perfil pessoal de cada encarregado existe a opção de permitir ou não a partilha de fotos na turma – caso opte por não autorizar, sempre que o professor estiver a partilhar imagens é alertado para verificar se o aluno em questão está ou não na imagem a partilhar, antes de ser efectuado o upload.