David Azevedo Editor do Ensino Básico foi entrevistado pelo Jornal i

O projecto de tradução TV Ensino teve direito a entrevista do Jornal i.

uma

As videoaulas de Matemática do ex-corrector da Califórnia também já chegaram a Portugal no início deste mês.

Salman Khan não é um professor nem sequer um multimilionário que dirija uma cadeia internacional de escolas privadas. É um ex-corretor de Sillicon Valley, na Califórnia (Estados Unidos), que há um ano desistiu da sua carreira para socorrer os alunos com dificuldades em aprender o que os professores ensinam nas escolas. Hoje, fechado no seu quarto durante sete horas por dia, Salman ensina uma turma com mais de 200 mil alunos espalhados por várias partes do mundo.

O ex-corretor nunca foi professor, mas não é isso que o impede de ensinar no YouTube disciplinas como Matemática, Biologia, Química, Física e Economia sem sequer cobrar um dólar pelas suas aulas. Salman tem 34 anos e dirige a Khan Academy, uma espécie de sala de aula virtual com cerca de 1800 lições de vídeo que também já chegaram a Portugal.

David Azevedo é o professor de português que, nas últimas duas semanas, traduziu 10 aulas de Matemática, mas até Dezembro conta disponibilizar uma centena de vídeos no seu blogue, ensinobasico.com. "A longo prazo não há limites para as lições que quero traduzir", explica o professor de 30 anos que pretende colocar online o currículo completo do 1.o ao 9.o ano de escolaridade. Todo esse trabalho será mais tarde incluído na videoteca da Khan Academy, cujo próximo objectivo é expandir o projecto para outras línguas, além do inglês.

Saiba mais em www.khanacademy.org/ (inglês) ou em www.ensinobasico.com/tvensino (em português)

Esta é só uma parte da notícia escrita por Kátia Catulo, para ler o artigo completo no Jornal i online clique aqui nesta ligação.
Neste momento já são 15 vídeos traduzidos e estou à espera de uma peça de hardware para subir um degrau nas traduções gravando os vídeos de raíz na Língua Portuguesa.