Pensa em fazer videoaulas, ensinando voluntariamente à distância? Vou ensinar-lhe como o fazer!
Siga estes próximos passos para fazer vídeos educativos e dar explicações online à distância pelo YouTube.
A primeira coisa que deve fazer é observar muitos vídeos de quem já os faz.
Há vários tipos de vídeos tutoriais e sobre todos os temas que possa imaginar, culinária, costura, jogos, informática, educação, etc. Mas todas as videoaulas ou vídeos tutoriais precisam de um suporte em comum, já sabe que é a gravação vídeo.
Tem de decidir se grava com uma câmara de vídeo ou grava através de um programa de informático que consegue captar a imagem do monitor do seu ecrã, tem ainda a terceira opção que é misturar a gravação da câmara e a do ecrã.
Se optar pela primeira opção tem de pensar que vai fazer um videoaula ou tutorial como se fosse um realizador, por exemplo veja este próximo vídeo:
Se optar pela segunda opção tem de ir um pouco mais além daquilo de que está acostumado nos vídeos caseiros, o resultado final poderá ser este:
Se optar pela terceira opção, a mais complexa, tem este exemplo:
Se prefere o primeiro método, que pode ser muito bem explorado se compreender as técnicas de filmagem com câmara de vídeo, recomendo-lhe que tenha:
uma câmara digital;
mini-tripé;
software de edição de vídeo.
Se prefere o segundo método recomendo-lhe estes programas e hardware:
Camtasia (150 euros)
CamStudio (gratuito)
PhotoShop (100 euros)
SmoothDraw (gratuito)
Caneta Digital (a partir de 40 euros)
Audacity - (Editor de Som Gratuito)
Editor de Vídeo - Pinnacle é um dos melhores mas não é gratuito.
Computador gama média alta
Realizei um pequeno vídeo tendo por base uma apresentação de Power Point, este é mais um exemplo da flexibilidade das videoaulas ou tutoriais, muito rapidamente temos uma apresentação elaborada, ora veja: