Duas mudanças profundas para 2011, o Acordo Ortográfico e uma Reorganização Curricular

Duas mudanças profundas para 2011, o Acordo Ortográfico e uma Reorganização Curricular

O arranque do ano letivo de 2011 trará muitas mudanças.

Para o Acordo Ortográfico as datas aprovadas são: Setembro de 2011 para as Escolas e em Janeiro de 2012 para a Administração Pública.

As Escolas arrancam com os manuais escritos na nova ortografia 4 meses mais cedo do que, por exemplo, a Assembleia da República.

O presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) considera que "é preciso acelerar o trabalho que vinha a ser feito".

Albino Almeida defende que o acordo "deve ser aplicado no início de cada ciclo: primeiro, quinto, sétimo e décimo anos". Modelo que considera possível uma vez que há um período de transição até 2016. Além disso, o presidente da Confap defende que os alunos só façam exames nacionais com as novas regras após três anos de ensino que obedeçam ao acordo ortográfico para não estarem em desvantagem. Caso contrário, terão de fazer "os exames com a ortografia antiga", concluiu. fonte: Jornal de Notícias

Para a reorganização curricular as datas apontam também para Setembro de 2011 ou antes!

Será preciso reequilibrar o número de docentes, porque as mudanças curriculares que foram entregues pelo Governo ao Conselho Nacional de Educação provocarão  uma diminuição de cerca de 10 mil professores.

Em súmula a proposta altera:

  • O número de professores de EVT de 2 para 1.
  • Extingue a obrigatoriedade da Área de Projecto e do Estudo Acompanhado, caberá a cada Escola decidir sobre a sua importância e aplicação.
  • Redução dos tempos letivos no 2.º ciclo de 33 para 27 horas.
  • Redução dos tempos letivos no 3.º ciclo de 51 para 46 horas.