O Direito à Liberdade de Aprender e Ensinar

O Direito à Liberdade de Aprender e Ensinar

No momento em que as escolas privadas com contrato de associação estão em risco de encerrar esta conferência é oportuna.

"A educação para a cidadania democrática e para os Direitos do Homem estão intimamente ligadas, ainda que com algumas diferenças entre elas: diferem essencialmente no tema e no alcance e não tanto nos objectivos e nas práticas. A Educação para a cidadania democrática incide nos direitos e responsabilidades democráticas e na participação activa nos aspectos cívicos, políticos, sociais, económicos, jurídicos e culturais da sociedade. Por seu lado, a educação para os Direitos do Homem interessa-se por um conjunto mais alargado dos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais em todos os domínios da vida." Fonte: Colégio da Rainha Santa Isabel

O Padre Gabriel Nissim presidente da Comissão dos Direitos Humanos no Conselho da Europa defendeu hoje que “a educação não deve ter como objectivo condicionar desde o início a criança”, mas fazer com que as suas potencialidades se revelem”.

Na mesma conferência o teólogo e filósofo francês de origem italiana afirmou que “nenhum Governo pode fazer o que lhe apetece sem se submeter à crítica seja das organizações internacionais, seja por parte da sociedade civil”.

Fonte: Eclesia