Estudo aponta para Paradoxo Educativo.

Estudo aponta para Paradoxo Educativo.

Estudo afirma que os resultados escolares têm dois responsáveis, pais e escola, na proporção de 30% e 70% respectivamente.

Este estudo foi apresentado pelas  autoras Cláudia Sarrico, da ISEG-UTL, Margarida Fonseca Cardoso, da Universidade do Porto, Maria João Rosa, da Universidade de Aveiro, e Maria de Fátima Pinto, professora na EB 2,3 de Canedo. Um estudo financiado pelo Ministério da Educação (ME) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia.

À primeira vista os resultados deste estudo são surpreendentes porque só consideram duas variáveis, pais e escola (professores), não reflectindo sobre outros planos, tais como, a política educativa e a organização curricular e de programas.

Mas o incrível é o paradoxo criado por este estudo, reparem bem: um aluno que não vá à escola e estude em casa em regime de Aprendizagem Natural terá exames a Matemática e Língua Portuguesa de 30% mesmo que tenha o Pai especialista em Matemática e a Mãe especialista em Língua Portuguesa. Já um aluno orfão e com uma educação escolar "normal" nunca terá 100% num exame!

Concordo que devemos responsabilizar e exigir profissionalismo aos professores, mas não desculpem alguns Pais, que despejam os filhos nas consolas e na televisão, ou o Ministério da Educação que não dá estabilidade ao sistema educativo e retira cada vez mais a autoridade ao professor, e não esqueçam o papel do aluno, também depende dele, das suas capacidades individuais, boa parte do sucesso escolar.

Fonte: Público