Ensino Português no Estrangeiro - Suíça

Nota Informativa – “O fim da Escola Portuguesa?”
Caros Compatriotas
Os cursos da Escola Portuguesa na Suíça correm séria ameaça! Como sabem, todas as semanas, cerca de 15’000 alunos são instruídos por professores portugueses que lhes ensinam a nossa
Língua e a nossa História.
No entanto, Portugal está a passar por uma grave crise económica! E para reduzir a despesa do Estado, o Governo adotou medidas de austeridade que atingem, de forma muito particular, os funcionários portugueses que servem a sua comunidade no estrangeiro.
Na Suíça, a medida é triplamente injusta. E porquê? Os funcionários portugueses têm o seu salário fixado em euros. Mas como se encontram na Suíça, têm de o transformar em francos. Com a desvalorização do euro face ao franco (21% de redução desde setembro de 2006), com os recentes cortes salariais (que chegam a 10%) e impostos sobre o trabalho que chegam aos 41,5% torna-se impossível manter a dignidade necessária! Nestas condições, muitos professores admitem regressar a Portugal, fazendo engrossar o já elevadíssimo «número de alunos sem aulas há muitas semanas ou meses (cerca de 800 na Suíça)!
Por estas razões, teme-se o FIM da Escola Portuguesa para muitos dos nossos jovens, quem sabe ainda antes do final do presente ano letivo.