Algumas causas que originam "bullying".
-Não há uma única causa do "bullying" entre crianças, a família, os factores individuais, os grupos de pares, a escola, a comunidade estão entre os factores que podem colocar uma criança ou jovem em risco de "bullying". Estes podem contribuir individualmente ou colectivamente para a probabilidade de uma criança vitimar ou ser vitimada.
-
Factores de risco que advêm da Família:
-
A falta de carinho e envolvimento por parte dos pais.
-
Pais excessivamente permissivos (incluindo a falta de limites para o comportamento das crianças).
-
A falta de supervisão por parte dos pais.
-
A educação feita através da disciplina física.
-
A modelagem do comportamento dos Pais.
-
O "bullying" entre irmãos.
-
Factores de risco que advêm dos grupos de pares:
-
Amigos que têm atitudes positivas sobre violência.
-
Algumas crianças agressivas que assumem papéis de status elevado podem usar assédio moral como forma de reforçar o seu poder social e proteger o seu prestígio entre os pares.
-
Algumas crianças com baixo status social podem usar assédio moral como forma de desviarem insultos e agressões que são dirigidas a eles, ou para melhorar a sua posição social de maior status entre pares.
-
Outros factores:
-
Prospera o Bullying nas escolas, onde professores e funcionários não abordam o assédio moral, onde não existe uma política contra o assédio moral, e onde existe pouca supervisão dos estudantes, especialmente durante o almoço, idas ao W.C., e recreio.
-
Os Modelos de comportamento de bullying são predominantes em toda a sociedade, especialmente na televisão, cinema e vídeo jogos.
-
Para os adolescentes, a agressão social pode ser uma maneira de criar excitação ou aliviar o tédio. Ela também é usada como um método de ganhar a atenção de outros adolescentes com o fim de ganhar a sua amizade.