Imprimir

Gramática - Colocação dos elementos da proposição

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em gramática

Gramática - Colocação dos elementos da proposição

Ordem directa

Como já sabemos, cada proposição é formada por uma ou mais palavras dispostas numa certa ordem. Não é, porém, indiferente a colocação dos elementos da proposição, como vamos ver nos exemplos seguintes:

1.º O meu pai cultivou o jardim. O Dr. Manuel de Arriaga, primeiro presidente da República Portuguesa, foi eleito pelo Congresso. Na primeira oração, colocou-se o sujeito e depois o predicado com o seu complemento. Na segunda oração, colocou-se o sujeito com o seu determinante, um aposto, depois o predicado com os seus determinantes. Nas duas orações, o verbo é a primeira palavra do predicado. Esta ordem de colocação dos elementos da oração é a mais natural e simples, e chama-se ordem directa.

2.º Tenho muito amor a minha mãe. Menino desejoso de brincar. Dei um abraço ao meu primo, ao encontrá-lo no centro comercial. Como se vê dos exemplos anteriores, na ordem directa a palavra determinada coloca-se antes da determinante, o complemento directo coloca-se antes do indirecto, e a seguir os circunstanciais, segundo as relações de dependência.

3.º Os figos saboreiam-se antes das castanhas, pois primeiro frutificam as figueiras e depois os castanheiros. Decerto sabes que a independência de Portugal se restaurou em 1 de Dezembro de 1640. Como se vê dos exemplos anteriores, a conjunção que ligue uma proposição a outra proposição deve ser colocada em primeiro lugar.

 

Ordem inversa

Qualquer colocação diferente da que se estabelece para a ordem directa chama-se ordem inversa. Nesta, pode o sujeito ir depois do verbo, o adjectivo antes ou depois do substantivo, o predicado depois dos complementos:

À entrada na fábrica não são obrigados os operários, antes de no relógio a hora marcada bater, em vez de: Os operários não são obrigados à entrada na fábrica antes de bater no relógio a hora marcada.

São as frutas maduras excelente alimento, em vez de: As frutas maduras são alimento excelente.

Deve dizer-se ou escrever-se com clareza, o que importa mais do que obedecer ou não à ordem directa. O que é preciso é dispor as palavras de modo que todos entendam.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Enviar Atividades e Recursos

Olá amigos do ensinobasico.com, para enviar fichas e atividades, ou promover ideias e projetos poderá enviar-me um documento através do UP! ou através do email: [email protected] Aguardo a vossa contribuição! Até mais.

Clique para enviar o documento