A palavra número 6 Leque
No placar, junto da gravura, colocámos um cartão contendo a palavra manuscrita e também em letra de imprensa. A partir daqui todas as crianças puderam ler a palavra. Nesta altura, o professor deu a cada criança um cartão com a palavra menina - manuscrita de um lado e impressa do outro. (A criança vai começando a fazer a sua caixa de leitura, guardando as palavras ensinadas.)
Em casa, recortámos de revistas ou jornais, figuras de meninas a nosso belo prazer, que colocámos no caderno escrevendo por baixo a palavra manuscrita.
Quando as crianças mostraram já saber escrever a palavra, o professor mandou-nos ao quadro.
Só passámos para a segunda palavra ( e isso é de extraordinária importância para a obtenção dos objectivos a atingir) quando todas as crianças já sabiam escrever a primeira.
Este jogo foi muito bom e todos nós ficámos muito interessados.
Surgiu, então, a 2ª palavra - menino - usando a mesma técnica empregue na primeira palavra. (É importante substituir as palavras manuscritas pelas de imprensa para que as crianças notem as diferenças, constituindo uma parte importante na aprendizagem.)
Em seguida, surgiu a palavra sapato e ouvimos a história da Gata Borralheira . (Sempre que surja uma nova palavra, esta deverá ser colocada no placar com a ficha-palavra correspondente.)
A 4ª palavra-chave foi bota, seguindo a mesma orientação dada para as palavras anteriores. Nós gostámos muito da história " O Gato das Botas".
(Estas 4 palavras devem ser cuidadosamente dadas para que os alunos adquiram a segurança necessária.)
Para conhecermos as sílabas ,os alunos leram pausadamente, acompanhada com batimentos ( palmas). Ao mesmo tempo surgiram no placar as sílabas das palavras aprendidas e as crianças associaram as sílabas às palavras-chave. (É importante que todas as sílabas fiquem perfeitamente conhecidas.)
A partir daqui surgiu a palavra uva, que também foi recortada em sílabas no momento próprio. Depois de vários exercícios com as palavras aprendidas, o professor decompôs as mesmas até chegarmos às vogais.