Imprimir

Método das 28 palavras 6 Leque

Escrito por David Azevedo ligado .

A palavra número 6 Leque

No placar, junto da gravura,  colocámos um cartão contendo a palavra manuscrita e também em letra de imprensa. A partir daqui todas as crianças puderam ler a palavra. Nesta altura, o professor deu a cada criança um cartão com a palavra menina - manuscrita de um lado e impressa do outro. (A criança vai começando a fazer a sua caixa  de leitura, guardando as palavras ensinadas.)

Em casa, recortámos  de revistas ou jornais, figuras de meninas a nosso belo prazer, que colocámos  no caderno escrevendo por baixo a palavra manuscrita.

Quando as crianças mostraram já saber escrever a palavra, o professor mandou-nos  ao quadro.

Só passámos  para a segunda palavra ( e isso é de extraordinária importância para a obtenção dos objectivos a atingir) quando todas as crianças já sabiam escrever a primeira.

Este jogo foi muito bom  e todos nós  ficámos muito interessados.

Surgiu, então,  a 2ª palavra - menino - usando a mesma técnica empregue na primeira palavra. (É importante substituir as palavras manuscritas pelas de imprensa para que as crianças notem as diferenças, constituindo uma parte importante na aprendizagem.)

Em seguida, surgiu  a palavra sapato e ouvimos a história da Gata Borralheira . (Sempre que surja uma nova palavra, esta deverá ser colocada no placar com a ficha-palavra correspondente.)

A 4ª palavra-chave foi bota, seguindo a mesma orientação dada para as palavras anteriores. Nós gostámos muito da história " O Gato das Botas".

(Estas 4 palavras devem ser cuidadosamente dadas para que os alunos adquiram a segurança necessária.)

Para conhecermos as sílabas ,os alunos leram pausadamente, acompanhada com batimentos ( palmas). Ao mesmo tempo surgiram no placar as sílabas das palavras aprendidas e as crianças associaram as sílabas às palavras-chave. (É importante que todas as sílabas fiquem perfeitamente conhecidas.)

A partir daqui surgiu a palavra uva, que também foi recortada em sílabas no momento próprio. Depois de vários exercícios com as palavras aprendidas, o professor decompôs as mesmas até chegarmos às vogais.

Fonte Prof2000.pt

Comentários   

 
#1 dilvane 08-06-2014 20:43
gostaria qyu me fornecessem as 26 palavras
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Enviar Atividades e Recursos

Olá amigos do ensinobasico.com, para enviar fichas e atividades, ou promover ideias e projetos poderá enviar-me um documento através do UP! ou através do email: [email protected] Aguardo a vossa contribuição! Até mais.

Clique para enviar o documento