Vale a pena Blogar

Educação e Blogues vale a pena apostar nisto.

Recomendo vivamente que na disciplina de Informática no Ensino Básico se ensine a criar blogues e a participar na discussão de todos os temas da sociedade. É uma forma moderna e criativa de colocar os nossos alunos a escrever e pesquisar na internet. Algo além de jogar e ver vídeos.

Já há alguns anos que tenho um blogue na blogspot, mas como estava a tirar a licenciatura não tinha tempo para o actualizar e só colocava lá coisas muito chegadas a mim. Há menos de um ano comprei o meu primeiro domínio na Internet era o CantinhoDoce.pt que neste momento está em reformulação. A seguir... para mim entrei num ritmo bastante elevado na aquisição de nomes de domínios, tenho cerca de 22 e a maioria vou deixar caducar porque simplesmente não tenho tempo para criar conteúdo para eles. Em Novembro de 2009 adquiri o EnsinoBasico.com. Aí pensei, tenho aqui um bom nome para um sítio que está ligado à minha área, com o qual posso aprender e informar a comunidade interessada. Desde então parei com a aquisição de novos domínios, assim posso focar-me mais neste.

Desde o início contei com a ajuda do Miguel da www.giveform.com , um especialista em WebDesign e Segurança na Internet. Aos pouco fui aprendendo mais sobre o Joomla, que é uma espécie de interface entre o código HTML e o utilizador. Quem souber muito de Joomla pode fazer o que quiser com uma página na Internet.

Os preços de um domínio .com na Internet são cerca de 10 dólares, por ano, e alugar um pedaço de servidor varia entre os 35 euros até centenas de euros, dependendo da quantidade de espaço de disco e de tráfego de que precisamos.

O alojamento gratuito também é possível mas apresse-se porque nomes curtos e ligados à área que quer explorar são cada vez mais raros.

Blogar ou não Blogar não deixes para amanhã!