Imprimir

Incutir Paciência nas Crianças

Escrito por David Azevedo ligado . Publicado em Ser Bom Aluno

A Paciência é uma virtude que pode ser incutida nas crianças.


A paciência ensina às crianças o valor de adiar a gratificação, uma habilidade necessária para a maturidade. A paciência pode ajudar a desenvolver a capacidade de pensar e resolver problemas, que pode neutralizar a impulsividade. O valor da paciência reside na sua capacidade de aumentar a paz interior e a força emocional da pessoa. O ensino da paciência por exemplo, ajuda as crianças a aprender a resiliência, a auto-suficiência e a capacidade de se acalmarem. Estas são as qualidades necessárias para a maturidade emocional.

Dicas gerais para os pais no ensino da paciência para as crianças.

1. Ensinar por modelagem. Abster-se de comportamentos impacientes diante dos seus filhos.

2. Use técnicas para ajudar a criança a entender que eles podem ter que esperar antes de uma necessidade seja satisfeita ou uma solicitação seja atendida.

3. Tire um tempo para conversar com a criança, e ouvir com atenção, quando ela está a falar consigo. Dê-lhe a sua atenção, mesmo quando você está distraída ou ocupada. Mostrar a qualidade da paciência é mais eficaz do que as palavras podem explicar.

4.Quando as crianças pedem para você fazer alguma coisa imediatamente, abstenha-se de gritar com eles para "parar", ou "ficar quieto", (ou pior). Pelo contrário, explique às crianças as razões pelas quais você pode não ser capaz de cumprir as suas pedidos imediatamente. Adequa as suas explicações à idade da criança e ao nível de maturidade. Ofereça à criança algo para fazer enquanto espera.

5.Dar a sua atenção no final de um período em que a criança teve de ser paciente será gratificante e tendem a reforçar o comportamento da paciência.

6.Trabalhe com os seus filhos na resolução de  problemas quando eles estão frustrados tentando lidar com algo.

Ensino de paciência para os pequenos:

  • Pratique técnicas de relaxamento que os prepare para a paciência. Ensine técnicas de relaxamento para as crianças. Crianças pequenas gostam de sonhar.

  • Os pequenos estão impacientes por natureza. Têm falta de atenção. Isso é natural. Uma maneira de ensinar a paciência para as crianças é distraindo-os por curtos períodos de tempo, se eles estão exigindo atenção.

  • As histórias podem ajudar os pequenos, seja paciente. Você pode usar as suas bonecas ou bichinhos de pelúcia, ou imagens para criar histórias sobre a paciência. Este tipo de ensino por exemplo, pode ser muito eficaz.

  • Alguns pais usam a televisão para manter uma criança quieta. Isso pode ser eficaz para levar a criança a deixá-lo sozinho, mas não incute a verdadeira qualidade da paciência. Esta força vem de dentro para fora e não de fora para dentro

  • Incutir auto-estima em crianças pequenas pelo "feedback" honesto em oposição ao elogio vazio para comportamentos positivos. Quanto melhor se sente uma criança mais é capaz de manter a paciência.

Ensino de paciência para as crianças mais velhas e adolescentes:

  • Esta tarefa será mais fácil se desde cedo a criança aprender a ser paciente. Com filhos mais velhos pode explicar em palavras o que significa ser paciente. Se ocorreu na infância um bom ensino de modelagem, os adolescentes terão alguma capacidade de manter a calma durante situações difíceis.

  • Não se esqueça que a adolescência exige muita paciência porque eles estão a descobrir quem são. Muitos país perdem a paciência e mostram maus exemplos aos filhos nesta fase.

Comentários   

 
#2 ana fonseca 12-05-2014 14:59
incutir paciencia nas criancas
Citar
 
 
#1 geraldo 21-05-2013 09:14
gostei quero aguda meu filho na escola grato
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Enviar Atividades e Recursos

Olá amigos do ensinobasico.com, para enviar fichas e atividades, ou promover ideias e projetos poderá enviar-me um documento através do UP! ou através do email: [email protected] Aguardo a vossa contribuição! Até mais.

Clique para enviar o documento