Resolução de Exercícios de Multiplicação em Vídeo

Resolução de Exercícios de Multiplicação em Vídeo

Nestes vídeos vamos fazer a resolução de exercícios de multiplicação com números de 2 e 3 dígitos.

 

Origem do sinal X na multiplicação.

O sinal de X, como utilizamos na multiplicação, é de 1657. Diversos algoritmos para obter produtos e proporções utilizavam o X, por cauda da cruz (X) de Santo André. André teria sofrido o martírio através da crucifixão, em Patras (Patrae), na Aquéia. Embora os textos mais antigos, como os Atos de André, mencionados por Gregório de Tours, descrevem que ele teria sido atado, e não pregado, a uma cruz latina, desenvolveu-se uma tradição de que André teria sido crucificado numa cruz do tipo conhecido como Crux decussata ("cruz em forma de 'x'"), comumente conhecida como "cruz de Santo André", e que isto teria sido feito a pedido dele próprio, que se julgava indigno de ser crucificado no mesmo tipo de cruz que havia sido usada para crucificar Cristo. A iconografia familiar de seu martírio, que mostra o apóstolo atado à cruz em forma de 'x', não parece ter sido padronizada até o fim da Idade Média.
No livro "Clavis Matematicae" publicado em 1631 do matemático Guilherme Oughtred, foi usado pela primeira vez o ponto e a contração de todo sinal (ab ao invés de a.b). Ainda nesse mesmo ano, Harriot, para indicar também o produto a efetuar, colocava um ponto entre os fatores.
Foi adotado em seu momento, mas teve quem não se convenceu, G. W. Leibniz, em 1698, que decidiu não utilizar o símbolo porque podia ser confundido com o × das equações, motivo pelo qual decidiu utilizar o ponto simples para indicar multiplicação, que também se utiliza na atualidade para o produto.
A prova para esta afirmação é um carta que escreveu à John Bernoulli:
"eu não gosto de X como um símbolo para a multiplicação, porque é confundida facilmente com ; frequentemente eu relaciono o produto entre duas quantidades por um ponto."