Preferem Cortar ou Poupar na Educação?

Preferem Cortar ou Poupar na Educação?

A criação de Mega-agrupamentos terá mais uma fase em 2011 que superará a de 2010 em 300%.

Poupar não é fácil, por isso preferem cortar!

A Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) acredita que esta é a fonte da maior poupança.

Citamos o Jornal Económico, que entrevistou Adalmiro da Fonseca, da ANDAEP, no qual ele refere que "esta é a medida que vai permitir ao ministério poupar mais dinheiro".

Desde já salientamos que a governação em Portugal escolhe os caminhos fáceis da poupança, como a extinção de escolas, unidades de gestão gigantescas e pretende até despedir professores. A nossa perspectiva é de que há muito caminho a percorrer para diminuir os gastos inúteis no sistema educativo português, nomeadamente nos recursos desperdiçados, por exemplo, na Electricidade, na Água, nos Manuais Escolares.

Vamos abordar cada uma delas.

A Electricidade é essencial para o aproveitamento escolar, porque sem ela não temos aquecimento e luz, mas há exageros criados pelo governo socialista, como por exemplo, a abundância de computadores+datashows no ensino primário e 2.º ciclo, o choque tecnológico transformou-se num choque orçamental. Se apenas forem utilizados 5 destes pares de dispositivos em cada Escola diariamente, a factura a pagar é de 3 milhões de euros anuais, para saber mais clique aqui.

Na água está o maior desperdício. Já reparou que os nossos alunos/filhos bebem água de bebedouros em vez de utilizarem copo? Pois é... feitas as contas perdem-se nas nossas escolas 80% da água, esta situação custa quase 100 milhões de euros anuais, para saber mais clique aqui e aqui.

Por fim, a situação que se arrasta nos corredores, uma situação quase tabu. A bolsa de Manuais Escolares que foi aprovada no Parlamento mas que temo seja mais uma lei fantasma! Até nós aqui no EnsinoBasico.com, criamos a nossa própria bolsa de livros, iniciativa sem adesão significativa, mas que marcou a nossa posição relativamente a este assunto. Os Manuais Escolares podem e devem ser reutilizados, e não reciclados para pasta de papel. Saiba mais sobre a iniciativa da Bolsa de Manuais Escolares do EnsinoBasico.com nesta ligação aqui.

Poupar não é fácil, por isso é que preferem cortar!