As 50 Escolas de João de Deus vão permitir a continuidade da "monodocência" até ao final do 2.º ciclo.
Relembramos que estão a sair das Escolas Superiores de Educação os primeiros "Mestres" que têm habilitação para o 1.º e 2.º Ciclos.
Esta é uma nova oportunidade para alguns professores com o novo mestrado do 1.º e 2.º ciclos. Pessoalmente penso que devia existir uma divisão entre o ensino da Língua e História, e o ensino da Matemática e Ciências da Natureza, no entanto o actual quadro de formação permite aos detentores do novo mestrado, leccionarem todas as áreas curriculares.

Os jardins-escola João de Deus, que completam cem anos de existência, recebem crianças a partir dos três meses até ao quarto ano do ensino básico, mas a partir do próximo ano vão alargar o ensino até ao segundo ciclo do ensino básico, permitindo «uma continuidade educativa».
«Uma criança de nove anos que sai de um grupo muito pequeno, com um professor único, e vai para uma escola enorme, que de 45 em 45 minutos muda de sala e de professor, chega a ter nove professores, é um salto muito brusco porque é muito pequena e os dados estão aí. É precisamente na altura em que há maior abandono escolar e que há maior insucesso escolar», realçou.
António Ponces de Carvalho destaca ainda a necessidade de o país «definir medidas a médio-longo prazo» e de apostar sobretudo em escolas que apresentam em Portugal uma educação de qualidade.
«O sucesso do futuro vai depender dessa educação de qualidade. Nós estamos a perder muito tempo, muito dinheiro e muito esforço a tentar, de cada vez que entra um novo ministro, reinventar a roda, começar tudo de novo, sem contribuir verdadeiramente para a melhoria do sistema educativo», afirmou.
fonte: SOL