Actualmente através do Instituto Camões vários milhares de jovens descendentes de portugueses recebem educação em Língua e Cultura Portuguesas.
Essa educação formal tem um preço elevado mas é um bom investimento, porque é largamente recompensado pelo valor económico que representa a educação da Língua e Cultura Portuguesas.

Os professores sob a alçada do Instituto Camões observaram uma mudança da estratégia de comunicação online, tendo em vista a redução de custos. Exemplos disso são, a comunicação formal e informal entre as coordenações de ensino e os docentes, a avaliação dos docentes, e os cursos de actualização pedagógica na plataforma e-learning do Instituto Camões e Universidade Aberta.
Reporto também uma notícia que corrobora esta situação, o uso do jogo "Second Life" para difundir gratuitamente a Revista Camões.
O número vinte da Revista Camões – A Cena e as Vozes / Cinco Séculos desde o Auto da Índia – vai ser apresentado no Salão Nobre do Instituto Camões, no dia 8 de Junho pelas 17:30.
Sendo a primeira em versão digital, às 18:00, hora de Lisboa, com o apoio da Presidência da República, a revista será apresentada no ambiente virtual Second Life, na Ilha da Presidência, onde, a partir desse momento, poderá ser consultada sem qualquer custo.
A minha experiência confirma que é possível comunicar quase exclusivamente através da internet, mas sinto que se perde muito convívio, apoio e cooperação que as reuniões presenciais promovem, embora pesando o custo/benefício, compreendo a mudança estratégica do Instituto Camões, com muito menos dinheiro conseguem-se bons resultados, apesar das desvantagens que apresentei.
Para mais informações sobre o número vinte da Revista Camões, clique aqui.