Exames de 2011 decepcionantes. A verdade vem sempre ao de cima

Exames de 2011 decepcionantes. A verdade vem sempre ao de cima

Este ano os resultados dos exames de Matemática e Língua Portuguesa desceram.

Matemática desceu 9,6 % para os 41,7 % de positivas.
Língua Portuguesa desceu 13, 2 % para os 56, 4 % de positivas.

O Diário de Notícias de hoje foca muita atenção na Matemática porque desde 2007 que não tinha médias negativas, mas a meu ver, como entre 2007 e 2011 os exames foram extremamente fáceis, não podemos afirmar que os resultados de este ano são piores. Quero dizer que não se podem tirar conclusões comparando os exames deste ano com exames "pré-fabricados", que visavam conseguir resultados positivos a todo o custo. Apesar de tudo a minha maior preocupação é com a Língua Portuguesa porque agora está no limiar da positiva. 

Esta foi a herança de Maria de Lurdes Rodrigues, voltamos à estaca zero! Será que Nuno Crato consegue com honestidade melhorar as aprendizagens e avaliações?

Certas medidas são essenciais:

Combater a assimetria entre o litoral do país e o interior e regiões autónomas. Se a média nacional dos resultados é tão fraca posso deduzir que no interior, sul e regiões autónomas, os resultados são catastróficos. Por isso deviamos como mencionei aqui:

a) Criar mais atrativas as remunerações dos melhores professores que queiram trabalhar nas regiões com fracos resultados nos exames.
a1) Progressões mais rápidas para os professores das regiões menos desenvolvidas que consigam atingir ou superar a média nacional nos exames nacionais.
a2) Prémios de desempenho tendo em conta o absentismo, os resultados escolares, o envolvimento com a comunidade.

Implementar uma nota mínima de acesso e de frequência nos cursos "Via Ensino" para triar os melhores professores.

Implementar um exame final de acesso à carreira docente seguido de um ano probatório.

Apoiar as famílias com menos recursos, através de alimentação digna e explicações gratuitas.