A Avaliação de Desempenho Docente de Nuno Crato

A Avaliação de Desempenho Docente de Nuno Crato

O ministro da educação Nuno Crato apresentou ontem a primeira proposta para a ADD ( avaliação de desempenho docente) .

Este novo modelo vai ao encontro de um grande número de reivindicações dos sindicatos de professores.

As características principais da ADD são:

  • Os docentes só podem ter como avaliadores docentes do mesmo grupo de recrutamento e de um escalão profissional superior.
  • Os profissionais do nono escalão vão ter um regime especial porque estão no topo da carreira.
  • Mantêm-se as cotas para as classificações mais elevadas .
  • Os ciclos de avaliação serão mais longos.
  • A avaliação externa baseada nos resultados dos exames dos alunos não pode ser considerada enquanto não existirem exames a todas as disciplinas.
  • Da avaliação anterior releva a melhor classificação.
  • Constam ainda os exames de acesso à carreira docente.

 Esta proposta mostra o pragmatismo do ministro Nuno Crato. É equilibrada e responde às principais objeções dos docentes.

O único ponto em que prevejo maior fricção é na manutenção das cotas para as classificações mais elevadas. A minha opinião é que enquanto a avaliação externa não reunir as condições necessárias, as cotas são a melhor forma de impedir a generalização das avaliações elevadíssimas.

Sobre a avaliação externa baseada nos exames dos alunos já alertei para a necessidade de criar coeficientes de dificuldade. Um professor de uma escola com historial de baixos resultados deve beneficiar de um acerto ponderado. Também já referi que uma boa avaliação externa deveria ser acompanhada por um prémio de desempenho.
Por último deixo-vos a informação de que o calendário de negociação foi extendido até 9 de Setembro, para não interferir com as férias dos sindicalistas.
Desejo que todos aproveitem as férias para observar que esta proposta do ministério da educação tem bases sólidas e evita os grandes erros do passado.
Quanto às cotas penso que é suficiente o compromisso de se extinguirem, quando estiverem reunidas as condições para implementar a avaliação externa.